Clique na imagem para visitar o site do evento. |
O Seminário Internacional de Educação Infantil e Contribuições dos Estudos da Infância
tem, por finalidade, reunir pesquisadores de instituições nacionais e
internacionais, estudantes de graduação e de pós-graduação e
profissionais das redes de ensino, para firmar e ampliar o intercâmbio
entre pessoas e instituições interessadas nas questões referentes aos
estudos sobre crianças e as infâncias vividas por elas.
O interesse crescente
de pesquisadores sobre a infância e a compreensão cada vez mais
abrangente a respeito da infância como uma fase da vida dotada de
especificidade e com fundamental importância para a constituição da
identidade humana, tanto do ponto de vista subjetivo como social, tem
levado os educadores a dedicar um considerável esforço para ampliar a
compreensão desta fase da vida e estabelecer, em consequência, propostas
educativas que atendam às necessidades da especificidade de ser criança
e que orientem a organização de espaços educacionais propícios a tal
finalidade. Este fato reflete uma inquietação gestada nos últimos anos,
sobretudo nas escolas de formação, mas possui também contribuições
oriundas do interior dos próprios sistemas educacionais que mantêm as
creches e as pré-escolas.
No cerne destas
preocupações os próprios estudiosos da área já convergem para um
entendimento de que é imprescindível buscar a contribuição de diferentes
áreas do conhecimento para compor a abrangência necessária à
compreensão do fenômeno educacional, especialmente quando se trata da
educação de crianças, mais ainda de crianças de pouca idade.
A realização do
Seminário aposta na necessidade de romper as fronteiras disciplinares e
promover uma interlocução permanente entre os diferentes campos do
conhecimento que se ocupam das infâncias e das crianças.
O Seminário pretende
reunir cerca de 1300 participantes, com uma programação intensa durante 3
dias, tendo os seguintes eixos temáticos:
“Perspectivas dos Estudos Sociais da Infancia”
"Educação Infantil: as Políticas Públicas Pós LDB – perspectivas recentes”
“Educação e Infância: As contribuições das Ciências Sociais”
“Educação Infantil: Comunicação e Arte”
“Investigação e Metodologias participativas com crianças”
Inscrições pelo site!
Programação:
- 14 de maio de 2012 (segunda-feira)
8h - Credenciamento
10h - Conferência de Abertura
Perspectivas dos Estudos Sociais da Infância
14h - Mesa redonda
Políticas para a Educação Infantil: Caminhos atuais
- 15 de maio de 2012 (terça-feira)
9h - Mesa Redonda
Educação e Infância: Contribuições das Ciências Sociais
14h - Mesa Redonda
Educação Infantil: Diálogos Possíveis
- 16 de maio de 2012 (quarta-feira)
9h - Mesa Redonda
Educação Infantil, Comunicação e Arte
14h - Encontro de Pesquisadores
Investigação e Metodologias Participativas com Crianças. Pesquisadoras/es (2 representantes por Núcleo de pesquisas com/sobre Educação Infantil, criança e Infância).
Convidados:
Dr. Alan Prout (Institute of Education - University of Warwick, Inglaterra)
Dra. Pia Christensen (Institute of Education - University of Warwick, Inglaterra)
Dra. Mônica Fantin (MEN - CED - UFSC)
Dra. Gisele de Souza (UFPR)
Dra. Jodete Bayer Gomes Fullgraf (NDI - UFSC)
Dra. Roselane Fátima Campos (MEN - UFSC)
Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari (CFH - UFSC)
Dra. Lenir Medeiros da Fonceca (SME - PMF)
Dra. Patrícia de Moraes Lima (MEN - UFSC)
Dra. Manuela Ferreira (Universidade do Porto, Portugal)
Dra. Sônia Kramer (PUC)
Dra. Ana Paula Soares da Silva (CINDEDI - USP)
Dra. Alessandra Mara Rotta de Oliveira (MEN - UFSC)
Dra. Eliane Debus (MEN - UFSC)
Dra. Gilka Elvira Ponzi Girardello (MEN - UFSC)
Dra. Daniela Guimarães (FE - UFRJ)
Outros a confirmar.
Site do evento: SIEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário