VI SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA
Período de realização 15, 16 e 17 de outubro de 2014
Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Trindade – Florianópolis – SC
Realização:
Literalise: Grupo de pesquisa sobre literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária (CED/UFSC)
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Língua Portuguesa (NEPALP/CED/UFSC)
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CED/UFSC)
Programa de Educação Tutorial – Pedagogia (PET/CED/UFSC)
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (UNISUL)
Coordenação Geral
Professora Dra. Eliane Debus – UFSC
Professora Dra. Nelita Bortolotto - UFSC
Professora Dra. Simone Cintra - UFSC
Professora Dra. Dilma Beatriz Rocha Juliano - UNISUL
Car@s colegas
É com prazer que lhes convidamos para participar do VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil e I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e práticas de mediação literáriaa se realizar na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Campus Trindade - Florianópolis -SC, nos dia 15, 16 e 17 de outubro de 2014.
Datas importantes:
§ recebimento de resumos: até 21 de julho de 2014;
§ envio da carta de aceite: até 25 de agosto de 2014;
§ pagamento da taxa de inscrição: a partir de 25 de agosto de 2014;
§ recebimento do texto integral: 15 de setembro de 2014
Taxa de inscrição: R$ 30,00 somente para quem vai apresentar trabalho (Comunicação e/ou Pôster)
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO
O evento tem como temática central a literatura infantil e juvenil, isto é, a literatura que circula no mercado editorial brasileiro e internacional tendo como público prioritário crianças e jovens, e as práticas de mediação da leitura literária com crianças e jovens. As reflexões serão realizadas a partir de cinco eixos temáticos:
Literatura Infantil e Juvenil e a Formação de Professores: destina-se às reflexões e análises concernentes à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e Superior, em interlocução com a Literatura Infantil e Juvenil: seus autores, títulos, bem como, práticas de mediação literária a partir de obras produzidas para a infância e juventude.
Literatura na formação das crianças: destina-se às reflexões e análises referentes às relações e interlocuções entre a literatura infantil e os processos educativos (institucionais, comunitários ou familiares) com e entre crianças de zero a 12 anos.
Literatura na formação dos jovens: destina-se às reflexões e análises referentes às relações e interlocuções entre a literatura infantil e juvenil e os processos educativos (institucionais, comunitários ou familiares) com e entre adolescentes e jovens.
Literatura e Cultura Digital: destina-se às reflexões e análises construídas nas e a partir das intersecções entre a literatura infantil e juvenil e as tecnologias digitais de informação e comunicação.
Literatura e Diversidade: destina-se às reflexões e análises sobre a temática da diversidade nos livros infantis e juvenis, no campo das relações étnico-raciais, sócio-econômicas, gênero e inclusão de pessoas com deficiências
Modalidades de submissão de propostas:
1) Comunicação (o trabalho pode ser apresentado individualmente ou em co-autoria) Apresentação oral em torno de uma pesquisa desenvolvida ou em desenvolvimento. Cada apresentação terá duração de 15 minutos, mais 10 minutos para debate e perguntas. Essa modalidade de apresentação destina-se a mestrandos, mestres, doutorandos e doutores.
2) Pôster (até 3 participantes) Discussão com participantes a respeito do conteúdo exposto em painel auto-explicativo. A sessão terá duração de 30 minutos. Essa categoria de apresentação destina-se a graduandos, graduados e professores da Educação Básica de escolas públicas.
Configurações do resumo:
O arquivo deve estar no formato “.doc” (documento de word) e vir nomeado com o nome do autor do trabalho seguido de RESUMO. (ex.: Maria da Silva - RESUMO) (data limite para o envio 21/07/2014)
a) Apresentar em forma dissertativa, de maneira clara e concisa, tema e objetivo do trabalho, fundamentação teórica (sem citação bibliográfica) e conclusões, mesmo que parciais;
b) Formato do resumo: de 250 a 300 palavras e, no final, de três a cinco palavras-chave; fonte tipo Arial, corpo 12; espaço entre as linhas 1,5; título centralizado em caixa alta; à direita, indicação da autoria, nome e sobrenome, instituição de origem entre parênteses e endereço eletrônico.
Obs. A medida do pôster é de 1,20m de altura e 80 cm de largura.
Após o recebimento da carta de aceite, enviar o Texto integral para o email: 5slijsc@gmail.com com o assunto: TEXTO INTEGRAL
O arquivo deve estar no formato “.doc” (documento de word) e vir nomeado com o nome do autor do trabalho seguido de TEXTO INTEGRAL. (ex.: Maria da Silva - TEXTO INTEGRAL) (data limite para o envio 15/09/2014)
Configurações:
a) Fonte Arial, corpo 12; espaço entre as linhas 1,5; adentramento de parágrafo 1,25; texto justificado;
b) Configuração da página: margem de 3,0 cm (superior, inferior, direita, esquerda); tamanho da folha: A4; número de páginas: de 6 a 10 (pôster), de 10 a 15 (comunicação oral), incluindo as referências; versão word 2003;
c) Título em negrito, centralizado; à direita, indicação da autoria, nome e sobrenome (o sobrenome primeiro, em maiúsculas) e instituição de origem entre parênteses;
d) notas de rodapé: recomenda-se a utilização da seguinte norma: SOBRENOME, ano de edição, número de páginas. Ao final do artigo, referências com todos os dados da obra citada, seguindo as normas da ABNT.
Obs. A apresentação oral e o texto escrito podem ser em Português ou Espanhol.
Os Anais serão em formato eletrônico e estarão instalados na página do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (UFSC), do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (UNISUL).
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