NÚMERO TEMÁTICO:
Etnografia e educação: atores, espaços e representações
O número temático "Etnografia e
educação: atores, espaços e representações" tem como objetivo reunir
contribuições inéditas que sejam resultado de processos de investigação
etnográfica com ênfase nas representações e nas práticas relacionadas
aos espaços formais e não formais de educação.
A proposta é compor um número
temático com trabalhos finalizados e em andamento que permitam
compreender os fenômenos e processos relacionados à educação a partir
das ações dos indivíduos, o que pensam sobre si e sobre os outros, bem
como sobre o mundo em que vivem, indo além das considerações
generalizantes e de senso comum.
Nesse sentido, serão bem-vindos trabalhos que descrevam e analisem:
• questões de gênero, de sexualidade, de cor/classe social e de desigualdade de oportunidades e os contextos nos quais esses conceitos são utilizados pelos atores sociais;
• os princípios que organizam as instituições educacionais – formais e não formais - e o seu cotidiano;
• os modelos de sociabilidade e interação nos espaços educacionais e/ou em outros espaços relacionados a eles;
• as políticas públicas e seus impactos na organização social da vida educacional.
• questões de gênero, de sexualidade, de cor/classe social e de desigualdade de oportunidades e os contextos nos quais esses conceitos são utilizados pelos atores sociais;
• os princípios que organizam as instituições educacionais – formais e não formais - e o seu cotidiano;
• os modelos de sociabilidade e interação nos espaços educacionais e/ou em outros espaços relacionados a eles;
• as políticas públicas e seus impactos na organização social da vida educacional.
Convocamos estudantes de pós-graduação bem como profissionais da
área de ciências sociais e da educação que estejam interessados em
apresentar seus resultados de pesquisa - em andamento ou finalizadas -
seja na forma de artigos, ensaios, resenhas e materiais audiovisuais
sobre os temas acima mencionados.
Aceitamos também propostas de entrevistas com autores e pesquisadores dedicados ao tema no Brasil e em outros países.
A Revista Enfoques recebe até o dia 31
de Janeiro de 2012 contribuições inéditas (artigos, ensaios e resenhas)
que explorem o tema "Etnografia e educação: atores, espaços e representações", por meio de reflexões e investigações sócio-antropológicas. As colaborações devem ser encaminhadas para revistaenfoques.ufrj@gmail.com.
Previsão de publicação: 2012.
O formulário e as normas para o envio de contribuições estão em NORMAS DE PUBLICAÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário