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Curso de Especialização em Programas para a Infância, Adolescência e Juventude
Coordenação: Adriana Friedmann*
Com a chancela da Rede Nacional Primeira Infância
Objetivos:
Considerando a urgência em instrumentalizar quadros diversos, este curso visa formar especialistas em programas para a infância, adolescência e juventude, capacitando-os por meio de:
• um panorama interdisciplinar amplo e especializado nas temáticas relativas à infância, à adolescência e a juventude;
• informações sobre os mais recentes estudos na área, teorias e necessidades básicas para estes públicos;
• diversos programas e iniciativas locais, regionais, nacionais e internacionais, ONGs, fundações e redes existentes no país e no mundo nas áreas de saúde, educação, psicologia, cultura, políticas e defesa de direitos.
Considerando a urgência em instrumentalizar quadros diversos, este curso visa formar especialistas em programas para a infância, adolescência e juventude, capacitando-os por meio de:
• um panorama interdisciplinar amplo e especializado nas temáticas relativas à infância, à adolescência e a juventude;
• informações sobre os mais recentes estudos na área, teorias e necessidades básicas para estes públicos;
• diversos programas e iniciativas locais, regionais, nacionais e internacionais, ONGs, fundações e redes existentes no país e no mundo nas áreas de saúde, educação, psicologia, cultura, políticas e defesa de direitos.
Metodologia:
Seminários, palestras, aulas expositivas, debates, mesas redondas, análise de documentos e pesquisas, análise de materiais e programas.
Seminários, palestras, aulas expositivas, debates, mesas redondas, análise de documentos e pesquisas, análise de materiais e programas.
Público-alvo:
• Lideranças, mobilizadores, educadores, antropólogos, psicólogos, especialistas nas áreas de infância, juventude, direitos humanos, cultura de paz e áreas afins, agentes de saúde, promotores de programas culturais com foco em crianças e jovens;
• Docentes, pesquisadores e potenciais multiplicadores.
• Gestores sociais, líderes comunitários, secretários, profissionais de secretarias, fundações, ONGs, comunidades, creches, escolas e centros de formação formais e não formais;
• Profissionais com interesse em formular políticas locais intersetoriais;
• Consultores, profissionais graduados ou pós-graduados que tenham ligação direta ou indireta com esta temática.
• Lideranças, mobilizadores, educadores, antropólogos, psicólogos, especialistas nas áreas de infância, juventude, direitos humanos, cultura de paz e áreas afins, agentes de saúde, promotores de programas culturais com foco em crianças e jovens;
• Docentes, pesquisadores e potenciais multiplicadores.
• Gestores sociais, líderes comunitários, secretários, profissionais de secretarias, fundações, ONGs, comunidades, creches, escolas e centros de formação formais e não formais;
• Profissionais com interesse em formular políticas locais intersetoriais;
• Consultores, profissionais graduados ou pós-graduados que tenham ligação direta ou indireta com esta temática.
Requisitos:
Graduação;
Curriculum Vitae atualizado;
Memorial;
Entrevista.
Graduação;
Curriculum Vitae atualizado;
Memorial;
Entrevista.
Local do curso: São Paulo.
Início: Março de 2012.
Duração: 24 meses – presencial ou; 30 meses – semi-presencial para grupos fora de SP.
Carga Horária: 360 horas.
Horários: Encontros mensais, no 2º final de semana de cada mês; uma semana em julho/2012, uma semana em janeiro e uma em julho/2013.
Início: Março de 2012.
Duração: 24 meses – presencial ou; 30 meses – semi-presencial para grupos fora de SP.
Carga Horária: 360 horas.
Horários: Encontros mensais, no 2º final de semana de cada mês; uma semana em julho/2012, uma semana em janeiro e uma em julho/2013.
Inscrições:
Até 30 de janeiro de 2012 (1a fase – Pré-reserva: envio de ficha e taxa de inscrição)
Informações:
nepsidsp@yahoo.com.br
nepsidsp@yahoo.com
(11) 7262.4007
Até 30 de janeiro de 2012 (1a fase – Pré-reserva: envio de ficha e taxa de inscrição)
Informações:
nepsidsp@yahoo.com.br
nepsidsp@yahoo.com
(11) 7262.4007
Conteúdo Programático:
O curso é dividido em 5 núcleos, 4 deles temáticos e 1 de acompanhamento acadêmico, ministrados por especialistas e organizações de renome e reconhecida trajetória na área.
O curso é dividido em 5 núcleos, 4 deles temáticos e 1 de acompanhamento acadêmico, ministrados por especialistas e organizações de renome e reconhecida trajetória na área.
I. Núcleo de Desenvolvimento integral:
1. Saúde de crianças e adolescentes.
2. Desenvolvimento e aprendizagem do ponto de vista da Educação.
3. Neurociências.
4. O ponto de vista da Antroposofia.
5. Orientação Nutricional na infância e adolescência.
6. Psicologia do desenvolvimento.
1. Saúde de crianças e adolescentes.
2. Desenvolvimento e aprendizagem do ponto de vista da Educação.
3. Neurociências.
4. O ponto de vista da Antroposofia.
5. Orientação Nutricional na infância e adolescência.
6. Psicologia do desenvolvimento.
II. Núcleo de Antropologia:
7. Antropologia, infância e cultura.
8. Diversidades: crianças moradoras de cortiços, órfãs e/ou abrigadas, ribeirinhas, indígenas, quilombolas,
de áreas rurais, de áreas urbanas.
9. Meio ambiente, cidades e sustentabilidade.
10. Orientação para as famílias.
11. Comunicação, mídia, mercado e Marketing voltados para crianças e jovens.
7. Antropologia, infância e cultura.
8. Diversidades: crianças moradoras de cortiços, órfãs e/ou abrigadas, ribeirinhas, indígenas, quilombolas,
de áreas rurais, de áreas urbanas.
9. Meio ambiente, cidades e sustentabilidade.
10. Orientação para as famílias.
11. Comunicação, mídia, mercado e Marketing voltados para crianças e jovens.
III. Núcleo de Gestão:
12. Captação de recursos e investidores.
13. Políticas públicas, legislação, diretrizes e documentos existentes.
14. Direitos, campanhas e instrumentos de denúncia e proteção.
15. Gestão, custos e administração de programas públicos e privados.
12. Captação de recursos e investidores.
13. Políticas públicas, legislação, diretrizes e documentos existentes.
14. Direitos, campanhas e instrumentos de denúncia e proteção.
15. Gestão, custos e administração de programas públicos e privados.
IV. Núcleo de Programas:
16. Espaços e propostas lúdicas e expressivas adequadas.
17. Cultura e Arte: programas voltados para crianças e jovens.
18. Programas para a infância e juventude no Terceiro Setor.
19. Programas nacionais e internacionais.
20. Humanização e ética nas práticas.
16. Espaços e propostas lúdicas e expressivas adequadas.
17. Cultura e Arte: programas voltados para crianças e jovens.
18. Programas para a infância e juventude no Terceiro Setor.
19. Programas nacionais e internacionais.
20. Humanização e ética nas práticas.
V. Núcleo Acadêmico:
21. Metodologia para elaboração de monografia.
22. Orientação para elaboração e avaliação de programas./Orientação para elaboração de pesquisas./ Orientação para elaboração de materiais didáticos e de outras mídias./Orientação para elaboração de cursos de formação.
23. Didática.
21. Metodologia para elaboração de monografia.
22. Orientação para elaboração e avaliação de programas./Orientação para elaboração de pesquisas./ Orientação para elaboração de materiais didáticos e de outras mídias./Orientação para elaboração de cursos de formação.
23. Didática.
Produções:
Programas, pesquisas, monografias, materiais didáticos e outras publicações.
*Adriana Friedmann - Doutora em Antropologia, Mestre em Educação. Coordenadora do NEPSID – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento. Co-fundadora da Aliança pela Infância. Palestrante, docente, consultora e autora de vários livros na área.
Site do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento - NEPSID: www.nepsid.com
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