Veja outras formas de visualizar o blog, clicando nas opções a seguir:
Sidebar Magazine Timeslide
AVISO:
O blog Antropologia da Criança apenas divulga eventos e publicações. Procurem nas respectivas postagens o link do evento para fazer sua inscrição, bem como o link da revista para enviar seu texto - a página Contato não serve para isso.


Bibliografia

Segue abaixo algumas recomendações bibliográficas. Deixo claro, que essa é só uma parte, visto que é impossível dar conta de uma totalidade, principalmente porque ainda não obtive contato com esse "todo" possível. Também é importante destacar, que essa seleção é muito pessoal e pode não coincidir com perspectivas de outros pesquisadores.
Nesta bibliografia encontram-se textos variados, mas que de alguma forma trazem em si, o tema da infância e da criança.
Espero apenas colaborar e ajudar quem se interessa nesta temática, colocando aqui, um pouco do que li e do que não li também. Façam bom proveito.

OBS.: Alguns textos estão disponíveis  na internet. Disponibilizo a referência de alguns. Procure o link no nome do texto ou no nome da revista e clique.


ARTIGOS, LIVROS, TESES E DISSERTAÇÕES:


ABRAMOWICS, Anete; OLIVEIRA, Fabiana de. A Sociologia da Infância no Brasil: uma área em construção. Educação, Santa Maria, v.35, n.1, p.39-52, jan./abr.2010. 
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história. Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
ALDERSON, Priscilla. As crianças como pesquisadoras - os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. Educ. Soc., Campinas, vol.26, n.91, p. 419-442, Maio/Ago. 2005.
ALVARES, Myriam M. Kitoko Maxakali: a criança indígena e os  processos de formação, aprendizagem e escolarização. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 8, volume 15(1): 49-78 (2004).
AMORIM, Katia de S.; VITORIA, Telma; ROSSETTI-FERREIRA, Maria C. Rede de significações: perspectiva para análise da inserção de bebês na creche. Cadernos de Pesquisa, n.109. p.115-144, março 2000.
ARIÈS, Phillipe. História Social da Criança e da família. 2ª Ed: LTC, Rio de Janeiro, 1981.
ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BARBOSA, Maria C. S. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares - as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educ. Soc., Campinas, vol.28, n.100 - Especial, p.1059-1083, out. 2007.
BARRA, Sandra M.; SARMENTO, Manuel J. Os saberes das crianças e as interações na rede. Zero-a-seis, n.14, Ago/Dez 2006.
BARROS, João de Deus V. (Org.) Imaginário e Educação - pesquisas e reflexões. São Luis: EDUFMA, 2008.
BEGNAMI, Patrícia. As crianças como interlocutoras das pesquisas antropológicas. 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, Belém, Pará, Brasil, 2010.
BELLONI, Maria Luiza. O que é Sociologia da Infância? Ed. Autores Associados, 2009.
 
BERNSTEIN, Basil. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, n.120, p.75-110, novembro 2003.
BLUEBOND-LANGNER, Myra; KORBYN, Jill E. Challenges and Opportunities in the Anthropology of Childhoods: An Introduction to "Children, Childhoods, and Childhood Studies". American Anthropologist, Vol.109, Issue 2, p.241-246.
BORBA, Ângela Meyer. Culturas da Infância nos espaços-tempos do brincar. 2005. 294f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ. 
BORBA, Ângela Meyer. Infância e cultura nos tempos contemporâneos: um contexto de múltiplas relações. Resvista Teias, v.6, n.10-11, 2005.
BORDIN, Francine B. As representações expressas nos desenhos infantis - um olhar antropológico. 2010. 85f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais Hab. Bacharelado). Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS. (Para ter acesso ao documento, peça através da página Contato).
BOURDIEU, Pierre. Escritos da Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
BRY, Eugenia M. R. Angelitos Negros... Que también se van al cielo... Infancia y Adolescencia encarcelada. UNR Editora. 2011.
BUJES, Maria Isabel E. Que infância é esta? 23ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu, Minas Gerais: 2000.
BUSSOLETTI, Denise M; MEIRA, Mirela R; PASTOR, Begoña G. Infâncias: ética, estética e criação. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária - UFPel. 2011.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Antropologia da Criança: uma revisão da literatura de um campo em construção. Revista Teias, v.10, n.20, julho de 2009.
CARDOSO, Ruth (Org.). A aventura Antropológica. Teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. 
CHARLOT, Bernard. A etnografia da escola. Em Aberto, Brasília, ano 11, n.53, jan./mar. 1992.
COHN, Clarice. A criança, a morte e os mortos: o caso Mebengokré-Xikrin. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 16, n.34, p.93-115, jul./dez. 2010.
COHN, Clarice. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
COHN, Clarice. Crescendo como um Xikrin - uma análise da infância e do desenvolvimento infantil entre os Kayapó-Xikrin do Bacajá. Revista de Antropologia, SP, USP, v.43 n.2, 2000.
COHN, Clarice. Educação escolar indígena - para uma discussão de cultura, criança e 

cidadania ativa. PERSPECTIVA, Florianópolis, v.23, n.02, p.485-515, jul./dez. 2005.
COHN, Clarice. Os processos próprios de ensino e aprendizagem e a escola indígena. CADERNOS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - 3º GRAU INDÍGENA. Barra do Bugres: UNEMAT, v.3, n.1, 2004.
COHN, Clarice. A tradução de cultura pelos Mebengokré-Xikrin da perspectiva de suas crianças. 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, Belém, Pará, Brasil, 2010.
CORSARO, William A. A reprodução interpretativa no brincar ao “faz-de-conta” das crianças. Educação, Sociedade e Culturas, n.117, 2002, p.113-134.
CORSARO, William A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educ. Soc., Campinas, vol.26, n.91, p.443-464, Maio/Ago. 2005. 

CORSARO, William. Sociologia da Infância. Editora Artmed.
CORTESÃO, Luiza. Quotidianos marginais desvendados pelas crianças.
Educação, Sociedade e Culturas, n.1, 1994.
CRUZ, Tânia M.; CARVALHO, Marília P. de. Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental. cadernos pagu (26), janeiro-junho de 2006: pp.113-143.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 1999. 
CUNHA, Suzana R. V. da. Cultura visual e os modos de ser criança. II Seminário do Grupo de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias - GRUPECI, UERJ, 2010.
DAUSTER, Tania. "Entre a antropologia e a educação" - a produção de um diálogo imprescindível e de um conhecimento híbrido. ILHA - Florianópolis, v.6, n.1 e n.2, julho de 2004, p. 197-207.
DAVIES, Brian. Bernstein, Durkheim e a sociologia da educação na inglaterra. Cadernos de Pesquisa, n.120, p.51-74, novembro 2003.
DELALANDE, Julie. O ratinho, ou as aventuras de um ritual infantil. Momento, Rio Grande, 18: 71-88, 2006/2007.
DELALANDE, Julie; SIMON, Claire. Crianças roteiristas, crianças atores sociais: encontro de dois olhares no recreio. Momento, Rio Grande, 19(1): 15-30, 2010.
DELGADO, Ana C.C.; MARCHI, Rita de C. La Petite Souris: Reflexões em torno de uma socioantropologia da infância. Momento, Rio Grande, 18: 89-98, 2006/2007.
DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Sociologia da Infância: pesquisa com crianças. Educ. Soc., Campinas, Vol. 26, n.91, p.351-360, Maio/Ago 2005a.
DELGADO, Ana C. C. Culturas infantis, tensões e negociações entre adultos e crianças numa creche domiciliar. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, p.82-102, Jan/Jun 2006.
DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Em busca de metodologias investigativas com crianças e suas culturas. Cadernos de Pesquisa, v.35, n.125, p.161-179, Maio/Ago 2005b.
DELGADO, Ana C. C.; MÜLLER, Fernanda. (Orgs). Tempos e espaços das infâncias. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, p.5-14, Jan/Jun 2006.
DEWEY, John. Pode a educação participar na reconstrução social. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, p. 189-193, Jul/Dez 2001.

DIAS, Lucília. Reflexões em torno dos sentidos da infância em sociedades indígenas: uma revisão da literatura. CSOnline –  Revista Eletrônica de Ciências Sociais, ano 5, ed.12, Abr/Jul.2011.
DIEFENTHÄLER, Daniela Liinck. Cultura visual - provocações imagéticas. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, v.1, p.10, 2008
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Portugal: Edições 70, 2007. 
FAZZI, Rita de Cássia. O drama racial de crianças brasileiras - Socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
FERNANDES, Florestan. As "trocinhas" do Bom Retiro - contribuição ao estudo folclórico e sociológico da cultura e dos grupos infantis. Pro-posições, v.15, n.1 (43), Jan/Abr.2004.
FERREIRA, Glauco. Tornar-se Arte-Educador - uma trajetória no diálogo entre arte, educação e antropologia. Monografia (Lic. Artes Plásticas). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2009.
FERREIRA, Manuela; CARAMELO, João; ARAÚJO, Maria José; LOPES, Humberto. "As fitas da infância" ou... dialogando a partir de imagens cinematográficas de crianças. Educação, Sociedade eCulturas, n.17, 2002, p.155-183.
FONSECA, Cláudia. Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica. Saúde e Sociedade, v.14, n.2, p.50-59, maio-ago 2005.
FONSECA, Claudia. Da circulação de crianças à adoção internacional: questões de pertencimento e posse. Cadernos Pagu, n.26, p.11-43, janeiro-junho de 2006.
FONSECA, Cláudia. Quando cada caso NÃO é um caso. Pesquisa etnográfica e educação. XXI Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, setembro de 1998.
FOLLEGATI, Luna. (Coord.). La infancia en el Chile Republicano - 200 años em imágenes. (Junta Nacional de Jardines Infantiles - JUNJI).
FRANCA, Dalila Xavier de; MONTEIRO, Maria Benedita. A expressão das formas indirectas de racismo na infância . Análise Psicológica, vol.22, no.4, p.705-720, Out. 2004.
FRIEDMAN, Adriana. História do percurso da sociologia e da antropologia na área da infância. VERAS, v.1, n.2, 2011.
GARDNER, Howard. Educación artística y desarrollo humano. Ediciones PAIDOS, 1994.
GEERTZ, Clifford. A interpretacão das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GIRARDELLO, Gilka. Produção cultural infantil diante da tela: da tv à internet. Revista Teias, v.6, n.10-11, 2005.
GOBBI, Marcia. Desenhos e fotografias: marcas sociais de infâncias. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n.43, p.135-147, jan./mar. 2012. 
GOMES, Ana M. R. O processo de escolarização entre os Xakriabá: explorando alternativas de análise na antropologia da educação. Revista Brasileira de Educação, v.11, n.32, p.316-327 maio/ago. 2006.
GOMES, Lisandra. O cotidiano, as crianças, suas infâncias e a mídia: imagens concatenadas. Pro-Posições, v.19, n.3 (57) - set/dez. 2008.
GOMES, Nilma L. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural. Revista Brasileira de Educação, n.21, p.40-51, Set/Dez. 2002.
GOMES, Zélia F. F. Desenho infantil - modos de interpretação de um mundo e simbolização do real. Um estudo e Sociologia da Infância. 2009. 216f. Dissertação (Mestrado em Sociologia da Infância). Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. Portugal.
GONDRA, José G. A emergência da Infância. Educação emRevista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p.195-214, abr. 2010.
GOTTLIEB, Alma. Para onde foram os bebês? Em busca de uma antropologia de bebês (e de seus cuidadores). PSICOLOGIA USP, São Paulo, 20(3),  julho/set. 2009.
GOUVEA, Maria C. S. A criança de favela em seu mundo de cultura. Cad. Pesq., São Paulo, n.86, Ago.1993.
GRUBITS, Sonia. A casa: cultura e sociedade na expressão do desenho infantil. Psicologia em Estudo, Maringá, v.8, num. esp., p.97-105, 2003. 
GUBERMAN, Steven R.; RAHM, Jrene; WENK, Debra W. Transforming Cultural Practices: Illustrations from Children's Game Play. Anthropology & Education Quarterly 29 (4), p.419-445. 
GUSMÃO, Neusa M. M. Desafios da diversidade na escola. Revista Mediações, Londrina, v.5, n.2, jul./dez. 2000.
HASSEN, Maria de N. A. Etnografia - noções que ajudam o diálogo entre antropologia e educação. Biblioteca do Grupo de Pesquisa Arte e Antropologia: Fotografia e Fotoetnografia, UFRGS.
HIRSCHFELD, Lawrence A. Why Don't Anthropologists Like Children? American Anthropologist 104 (2), p.611-627.
ITURRA, Raul. A epistemologia da infância - ensaio de antropologia da educação. Educação, Sociedade e Culturas, n.17, p.135-153, 2002.
ITURRA, Raul. O processo educativo - ensino ou aprendizagem.
Educação, Sociedade e Culturas, 1994.
JAMES, Allison; CHRISTENSEN, Pia (Org.). Investigação com Crianças. Perspectivas e Práticas. Porto: Ecliliber Editora de Publicações, 2005.
JAVEAU, Claude. Criança, infância(s), crianças - que objetivo dar a uma ciência social da infância. Educ. Soc., Campinas, vol.26, n.91, p.379-389, Maio/Ago 2005.
JENKS, Chris. Constituindo a criança. Educação, Sociedade e Culturas, n.17, p.185-216, 2002.

JESUS, Suzana C.de. Brincadeiras de crianças Mbyá-Guarani no urbano: reflexões acerca da Antropologia e da Psicologia da Educação. Educação, Santa Maria, v.35, n.1, p.111-124, jan./abr.2010. 
JUNGES, Clarice; EUGENIO, Rosalice S. Educação de meninos e meninas de rua em Londrina. RevistaMediações, Londrina, v.9, n.1, jan/jun. 2001. 
JÚNIOR, José Carlos R.; SILVA, Cinthia Lopes da. A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios” de conhecimento. Pro-Posições, v.19, n.1(55) – jan/abr. 2008.
LA TAILLE, Yves de. Desenvolvimento Moral: a polidez segundo as crianças. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p.89-119, novembro 2001.
LANCY, David F. Accounting for Variability in Mother-Child Play. American Anthropologist, vol.109, Issue 2, p.273-284. 
LANCY, David F. Children's Emergent Literacy. From Research to Pratice. Westport, Conn.: Praeger, 1994. 
LANCY, David F. Playing on the Mother-Ground. Cultural Routines for Children's Development. 1996: The Guilford Press.
LANCY, David F. Studying Children and Schools. Qualitative Research Traditions. Prospect Heights, Ill. : Waveland Press, 2001.
LANCY, David F. The Anthropology of Childhood: Cherubs Chattel an Changelings. New York: Cambridge University Press, 2008.
LANCY, David F; BOCK, John C; GASKIN, Suzanne. The Anthropology of Learning in Childhood. Walnut Creek [Calif.]: AltaMira Press, 2010.
LEITE, Maria Isabel. Livros de Arte para Crianças: um desafio na apropriação de imagens e ampliação de olhares. Revista Teias, v.6, n.10-11, 2005.
LEVINE, Robert A. Ethnographic Studies of Childhood: A Historical Overview. American Anthropologist, vol.109, Issue 2, p.247-260.
LEWIS, Liana. Dados etnográficos de presenças estrangeiras - intervenções de uma antropóloga no trabalho com crianças refugiadas na Inglaterra. SOCIEDADE E CULTURA, v.6, n.1, p.47-58, JAN./JUN. 2003.

LEWIS, Liana. Como ser uma criança na calçada – pontuações etnográficas sobre algumas crianças em situação de rua na cidade do Recife. Revista Mediações, Londrina, v.9, n.2, 2004.
LEWIS, Liana. É hora de brincar! Mas em qual língua, se somos todos estrangeiros? Negociando lugares na pesquisa com crianças refugiadas na Inglaterra. ILHA - Florianópolis, v.8, n.1 e n.2, 2006.
MADEIRA, Rosa. A possibilidade de uma Cidadania da Infância redescoberta nas entrelinhas dos textos de Política Internacional: a propósito do Projeto a Infância e sua Educação - 1997-2003. Revista eletrônica Zero-a-Seis, nº 25 – jan./jun.2012.
MARCHI, Rita de Cássia. A teoria social contemporânea e a emergência da sociologia da infância na 2ª modernidade - alguns aspectos teóricos-políticos, Zero-a-seis, n.11, Jan/Jun 2005.
MARCHI, Rita de Cássia. As teorias da socialização e o novo paradigma para os estudos sociais da infância. Educação e Realidade, 34(1):227-246, jan/abr 2009.
MARCHI, Rita de C. Os sentidos (paradoxais) da infância nas ciências sociais - um estudo de sociologia da infância crítica sobre a não-criança no Brasil. 2007. 308f. Pós-Graduação em Sociologia Política. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.
MARTINS FILHO, Altino J. Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantis. Momento, Rio Grande, 19(1): 89-104, 2010.
MARTINS FILHO, Altino J.; PRADO, Patrícia D. (Org.) Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

MAUSS, Marcel. Três observações sobre a sociologia da infância. Pro-Posições, Campinas, v.21, n.3 (63), p.237-244, set/dez. 2010.
MELLO, Suely A. Relações entre adultos e crianças na contemporaneidade: o que estamos fazendo com nossas crianças? Momento, Rio Grande, 19(1): 77-88, 2010.
MENDONÇA, João Martinho de. Margaret Mead, Bali e o Atlas do comportamento infantil: apontamentos sobre um estudo fotográfico. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 315-348, jul./dez. 2010.
MIRAGLIA, Paula. Aprendendo a lição. Uma etnografia das Varas Especiais da Infância e da Juventude. Novos Estudos, n.72, p.79-98, jul. 2005.
MITCHELL, Lisa M. Child-centered? Thinking Critically about Children's Crawnings as a Visual Research Method. Visual Anthropology Review, vol.22, Issue 1, p.60-73. 
MOITINHO, Sara. A criança negra no cotidiano escolar. Revista Teias, v.10, n.20, Jul/Dez. 2010.
MOLLISON, James. Where Children Sleep. UK: Chris Boot, 2010. Disponível para visualização, aqui.
MOLLO-BOUVIER, Suzane. Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica. Educ. Soc., Campinas, Vol.26, n.91, p.391- 403, Maio/Ago. 2005.
MONTEIRO, Adriana T.M.; CARVALHO, Levindo D. "As coisas que não têm nome são as mais pronunciadas por crianças": culturas infantis e produção simbólica. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, v.6, n.3, set./dez.2011.
MONTANDON, Cléopâtre. Sociologia da infância: balanço dos trabalhos em língua inglesa. Cadernos de Pesquisa, n.112, p.33-60, Março/2001.
MONTANDON, Cleópatre; LONGCHAMP, Philippe. Você disse autonomia? Uma breve percepção da experiência das crianças. PERSPECTIVA, Florianópolis, v.25, n.1, Jan/Jun.2007.
MORUZZI, Andrea B. A Sociologia da Infância: esboço de um mapa. Educação: Teoria e Prática, v. 21, n.36, jan/jun-2011.
MÜLLER, Fernanda. Infâncias nas vozes das crianças: culturas infantis, trabalho e resistência. Educ. Soc., Campinas, v.27, n.95, p.553-573, maio/ago. 2006.
MÜLLER, Fernanda. Retratos da infância na cidade de Porto Alegre. 2007. 218f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS.
MÜLLER, Fernanda; HASSEN, Maria de N. A. A infância pesquisada. PSICOLOGIA USP, São Paulo, 20(3), jul/set. 2009.
MÜLLER, Fernanda. Um estudo etnográfico sobre a família a partir do ponto de vista das crianças. Currículo sem Fronteiras, v.10, n.1, p.246-264, jan/jun 2010.
MÜLLER, Regina P. Corpo e imagem em movimento: há uma alma neste corpo. REVISTA DE ANTROPOLOGIA, USP, v.43, n.2, 2000.
MUNARIM, Iracema. O que podemos aprender com as crianças indígenas? Aproximações da antropologia da criança às noções de infância, cultura e movimento na educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v.33, n.2, Abr/Jun.2011.
NAKAMURA, E; SANTOS, J. Q. dos. Depressão infantil: abordagem antropológica. Rev. Saúde Pública, 2007, 41(1):53-60. 
NOAL, Miriam L. As crianças Guarani-kaiowá: o mitã reko na aldeia Pirakuá/MS. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
NUNES, Ângela. “Brincando de ser criança”: contribuições da Etnologia Indígena Brasileira à Antropologia da Infância. 2003. 341f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Lisboa, Portugal.
NUNES, Angela. Etnografia de um projeto de educação escolar indígena, idealizado por professores Xavante: dilemas, conflitos e conquistas. Currículo sem Fronteiras, v.10, n.1, p.84-112, jan/jun 2010.
NUNES, Luciana B. As imagens que invadem as salas de aula: produzindo gênero! La Salle - Revista de Educação, Ciência e Cultura, v.14, n.1, jan./jun.2009. 
OLIVEIRA, Fabiana de; ABRAMOWICZ, Anete. Infância, raça e "paparicação". Educação em Revista, v.26, n.2, p.209-226, Ago. 2010. 
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (Coord.). A criança na sociedade contemporânea. Lisboa: Universidade Aberta, 2004.
OLIVEIRA, K.; MENANDRO, P. Cultura lúdica e utilização de objetos em brincadeiras de crianças Guarani de uma aldeia em Aracruz - ES. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 18, p. 01/05, 2009.
OLIVEIRA, K.; MENANDRO, P. O estudo da criança em contexto étnico diferenciado: a brincadeira e o diálogo entre a psicologia e a antropologia cultural. Luminis (UNILINHARES), v. 1, p. 80-91, 2007. 
OLIVEIRA, K.; MENANDRO, P. Brincando na Aldeia. 1. ed. Vitória: GM, 2011.
OLIVEIRA, K.; COUTINHO, S.; TRINDADE, Z. A luta pela Terra em Aracruz - ES: o olhar da criança Guarani. In: ROSA, E.; SOUZA, L. de; AVELAR, L. (Org.). A Produção da Psicologia Social no Espírito Santo: memórias, interfaces e compromissos. 1 ed. Vitória: ABRAPSO-ES; UFES, 2008, v. 1. Download aqui.
PANTOJA, Ana L. N. "Ser alguém na vida": uma análise sócio-antropológica da gravidez/maternidade na adolescência, em Belém do Pará, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19(Sup. 2):S335-S343, 2003.
PEREIRA, Rachel F. As culturas da infância nas dinâmicas de sociabilidade entre bebês. Momento, Rio Grande, 19 (1), 2010. 
PEREIRA, Rita M. R. Infância, televisão e publicidade: uma metodologia de pesquisa em construção. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p.235-264, março/ 2002.
PEREIRA, Rita M. R. Uma história cultural dos brinquedos. Revista Teias, v.10, n.20, julho de 2009.
PEREIRA, Laïs de T. K. O desenho infantil e a construção da significação - um estudo de caso. Portal da UNESCO.
PESSOA, Maria Lidia M. de N. A criança, a brincadeira e a vida : um estudo antropologico da pratica ludica de meninas e meninos trabalhadores do bairro São Joaquim na periferia de Teresina, PI. 1992. 136f. Dissertação (Antropologia Social). Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, SP.
PESSOA, Maria L. M. de N.; SOUSA, Paula L. P. de. O simbolismo no desenho de crianças populares em contexto urbano. 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, Belém, Pará, Brasil, 2010.
PINTO, Tatiane de Oliveira; LOPES, Maria de Fátima. Brincadeira no espaço da rua e a demarcação dos gêneros na infância. Rev.latinoam.cienc.soc.niñez juv, 7(2), 2009.
PIRES, Flávia. O que as crianças podem fazer pela antropologia? Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 137-157, jul./dez. 2010.
PIRES, Flávia. Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica. Rev. Antropol. [online]. 2007, vol.50, n.1, pp. 225-270.
PIRES, Flávia. Tornando-se adulto: uma abordagem antropológica sobre crianças e religião. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 30(1):143-164, 2010.
PIRES, Flávia F. Quem tem medo de mal-assombro? Religião e Infância no semiárido nordestino. Ed. E-papers. 2011. 
PLAISANCE, Eric. Para uma sociologia da pequena Infância. Educ. Soc., Campinas, Vol.25, n.86, p.221-241, abril, 2004.
PRADO, Renata L. C.  O pesquisador e as crianças em investigações sobre a infância: algumas considerações. VERAS, v.1, n.1, 2011.
PRESTES, Andréia B. AO ABRIGO DA FAMÍLIA: Emoções, cotidiano e relações em instituições de abrigamento de crianças e adolescentes em situação de risco social e familiar. Editora CRV,  2011.
PROUT, Alan. Reconsiderando a nova sociologia da infância. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, Set/Sez.2010.
QUINTAS, Georgia de Andrade. Sob o Signo da Infância: o retrato fotográfico e seus sentidos simbólicos sobre a aristocracia açucareira em Pernambuco do século XIX. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 13, vol.20(1+2): 97-120 (2009).
QVORTRUP, Jens. A tentação da diversidade - e seus riscos. Educ. Soc., Campinas, v.31, n.113, Out/Dez.2010.
QVORTRUP, Jens. Infância e política. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, Set/Dez.2010.
QVORTRUP, Jens. Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social”. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 1 (64), p. 199-211, jan./abr. 2011.
RABINOVICH, Elaine P.; MOREIRA, Lúcia V. de C. Significados de família para crianças paulistas. Psicologia em Estudo, Maringá, v.13, n.3, p.447-455, jul./set. 2008.
RAMOS, Natália. Cinema e pesquisa em ciências sociais e humanas: contribuição do filme etnopsicológico para o estudo da infância e culturas. Contemporanea, vol.8, n.2, Dez.2010.
REIS, Andréa C. Imagens históricas da infância refletidas nos contos populares. Revista Teias, v.6, n.10-11, 2005.
RIBEIRO, Fernanda B. Conselho Tutelar e negociação de conflitos. Ensaios FEE, Porto Alegre, v.19, n.2, p.286-305, 1998.
RIBEIRO, Fernanda B. Lealdades, silêncios e conflitos. Ser um dos "grandes" num abrigo para famílias. Civitas, Porto Alegre, v.11, n.1, p.40-55, jan./abr. 2011.
RIBEIRO, Fernanda B. Maternidades à margem - gravidez e nascimento numa instituição de proteção à infância. História: Questões e Debates, Curitiba, n.47, p.139-155, 2007.
RIZZINI, Irene; PILOTTI, Francisco (Orgs.). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009.
ROMANELLI, Geraldo. O significado da alimentação na família: uma visão antropológica. Medicina, Ribeirão Preto, 39(3): 333-9, jul./set. 2006.
ROSSIE, Jean-Pierre (2005). Saharan and North African Toy and Play Cultures. Children's dolls and doll play. Foreword by Dominique Champault, Stockholm International Toy Research Centre, Stockholm: Royal Institute of Technology, 328 p., 163 ill. Download here.
ROSSIE, Jean-Pierre (2005). Saharan and North African Toy and Play Cultures. The animal world in play, games and toys. Foreword by Theo van Leeuwen, Stockholm International Toy Research Centre, Stockholm: Royal Institute of Technology, 219 p., 107 ill. Download here.
ROSSIE, Jean-Pierre (2008). Saharan and North African Toy and Play Cultures. Domestic life in play, games and toys. Preface by Gilles Brougère, Stockholm International Toy Research Centre, Stockholm: Royal Institute of Technology, 438 p., 410 ill. Download here.
ROSSIE, Jean-Pierre (2011). Saharan and North African Toy and Play Cultures. Commented bibliography on play, games and toys. Stockholm International Toy Research Centre, Stockholm: Royal Institute of Technology, 72p. - The original 2005 version is found on the CD included in Toys, Play, Culture and Society. Download here.
ROSSIE, Jean-Pierre (in progress). Saharan and North African Toy and Play Cultures. Technical activities in play, games and toys. Stockholm International Toy Research Centre, Stockholm: Royal Institute of Technology. Download here.
RUSSO, Kelly. Vídeos educativos e o diálogo entre culturas: professores indígenas e a apropriação da linguagem audiovisual. Revista Teias, v.8, n.14-15, 2007.
RUTANEN, Niina. Crianças de dois anos de idade como coconstrutoras de cultura. PSICOLOGIA USP, São Paulo, 20(3), jul/set. 2009.
SANTANA, Juliana P. Cotidiano, expressões culturais e trajetórias de vida - uma investigação participativa com crianças em situação de rua. 2007. 334f. Tese (Doutorado em Estudos da Criança). Universidade do Minho.
SANTOS, Lucíola L. de C. P. Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões. Cadernos dePesquisa, n.120, p.15-49, novembro 2003.
SANTOS, Paula M.; SEIXAS, Paulo C. A Antropologia na educação - abertura antropológica sem antropólogos. Antropológicas, n.1, 1997.
SANTOS, Rafael J. Dos; ARANTES, Eduardo M.  “Professor, sou muito etnocêntrica!” Ou: Relato sobre a dupla dimensão da descoberta da antropologia em sala-de-aulaPerCursos, v.6, n.1, 2005.
SARAMAGO, Sílvia S. S. As identidades da infância - núcleos e processos de contrução das identidades infantis. Sociologia, Problemas e Práticas, n.16, 1994, p.151-171.
SARAMAGO, Sílvia S. S. Metodologias de pesquisa empírica com crianças.
Sociologia, Problemas e Práticas, n.35, 2001, pp. 9-29.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância, exclusão social e educação como utopia realizável. Educação e Sociedade, ano XXIII, n.78, abril, 2002.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e Culturas da Infância.
Centro de Documentação e Informação sobre a Criança - CEDIC, UMINHO.
SARMENTO, Manuel Jacinto; SOARES, Natália Fernandes; TOMÁS, Catarina. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas de mundos sociais das crianças. Centro de Documentação e Informação sobre a Criança - CEDIC, UMINHO.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Crianças: educação, culturas e cidadania ativa. Refletindo em torno de uma proposta de trabalho. Perspectiva, Florianópolis, vol.23, n.01, p.17-40, Jan/Jul. 2005.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educ. Soc., Campinas, Vol. 26, n.91, p.361-378, Maio/Ago. 2005.
SARMENTO, Manuel J.; TOMÁS, Catarina A.; SOARES, Natália F. Globalização, educação e (re)institucionalização da infância contemporânea. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, 2004.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade.
Centro de Documentação e Informação sobre a Criança - CEDIC, UMINHO.
SARMENTO, Manuel; GOUVEIA, Maria Cristina S. de (orgs). Estudos da Infância: Educação e Práticas Sociais. Petrópolis: Vozes. 2008
SARMENTO, Manuel J. A reinvenção do ofício de criança e de aluno. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, v.6, n.3, p.562-571, set./dez.2011.
SARMENTO, Manuel J. Conhecer a infância: os desenhos das crianças como produções simbólicas. In: MARTINS FILHO, Altino J.; PRADO, Patrícia D. (Org.) Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. 
SCHERER, Márcia Rejane. A globalização e a infância: reflexos e reflexões nas falas das crianças. 2007. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNIJUÍ. Ijuí, RS.
SCHEFFER, Natacha. A gente vai brincar hoje?! Dimensões do brincar nos processos de aprendizagem. La Salle - Revista de Educação, Ciência e Cultura, v.15, n.2, jul./dez.2010.
SCHUCH, Patrice. Os direitos da criança na encruzilhada - os princípios da igualdade versus os princípios da diferença. OS URBANITAS - Revista de Antropologia Urbana, Ano 5, Vol.5, n.7, jul.2008.
SILVA, Ana Cristina T. A perspectiva semiótica da educação. Rev. Teoria e Prática da Educação, v.11, n.3, p.259-267, set./dez. 2008.
SILVA, Aracy Lopes da. Crianças Indígenas: Ensaios Antropológicos. Ed. Global, 2002.

SILVA, Marcella de Holanda Padilha Dantas da. Negritude e infância: cultura, relações étnico-raciais e desenvolvimento de concepções de si em crianças. 2010. 205 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde). Universidade de Brasília, Brasília. 
SILVA, Rita de Cácia O. da. "A criança no ser": infância, intertextualidade e performance entre crianças artistas e seus familiares em Recife. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 117-136, jul./dez. 2010.
SILVA, Rita de Cácia Oenning da. Superar no movimento: etnografia de performances de Pirráias em Recife e mais além. 2008. Tese (Doutorado em Anopologia Social). Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina.
SILVA, Rogério C. da. CIRCULANDO COM OS MENINOS - Infância, participação e aprendizagens de meninos indígenas Xakriabá. 2011. 230f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG.
SILVA, Silvia M. C. da. Condições sociais da constituição do desenho infantil. Psicologia USP, vol.9, n.2, São Paulo, 1998.
SILVA, Ursula da (Org.). Arte e Visualidade: Desafios da Imagem. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária UFPel, 2011.
SILVA, Ursula R. da (Org.). Arte na Escola: Diálogos Interdisciplinares. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária UFPel, 2011.
SIMÃO, Márcia Buss; ROCHA, Eloísa A.C. Crianças, Infâncias, Educação e Corpo. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, ano XIII, v.14, n.15, p.185-204, jan./dez.2007. 
SIROTA, Règine. Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, n.112, p.7-31, Março/2001.
SIROTA, Régine. Entrevista. Da Sociologia da Educação à Sociologia da Infância. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, v.6, n.3, p.562-571, set./dez.2011. 
SOBRINHO, Roberto. S. M. Vozes Infantis Indígenas. Ed.Valer. 2011.
SOMMERHALDER, Aline; ALVES, Fernando D. Brincar Infantil e Subjetividade: reflexões a partir da brincadeira de casinha. Educação: Teoria e Prática, v.21, n.36, jan/jun-2011. 
SOUZA, Érica R. de. Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar. cadernos pagu (26), janeiro-junho de 2006: pp.169-199.
SOUZA, Fernanda Morais de. Revirando malas : entre histórias de bonecas e crianças. 2009. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS.
SOUZA, Karla C. S. Apreendendo as representações sociais da escola e sua relação com a difusão dos estereótipos étnicos. Cadernos de Pesquisa, v.16, n.2, p.7-16, Abr/Jul. 2009.
SOUZA, Solange J. e. Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p.61-80, julho/ 2002.
SPRING, Joel. O futuro da educação na sociedade global. Currículo sem Fronteiras, v.4, n.2, p.71-91, Jul/Dez 2004.
STEIN, Marília R. A. Kyringüé Mborai´: os caminhos de uma etnografia musical entre as crianças Mbyá-Guarani na terra indígena tekoá Nhundy (Rio Grande do Sul). Em Pauta, Porto Alegre, v.18, n.31, p.51-80, jan./jun. 2007.
TASSINARI, Antonela. Concepções indígenas de infância no Brasil. Tellus, ano 7, n.13, p.11-25, out. 2007.

TASSINARI, Antonella I. O que as crianças têm a ensinar a seus professores? Antropologia em Primeira Mão, UFSC, 2011.
TOMÁS, Catarina Almeida. As crianças como prisioneiras do seu tempo-espaço. Do reflexo da infância à reflexão sobre as crianças em contexto global. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, p.41-55, Jan/Jun 2006.
TOREN, Christina. A matéria da imaginação: o que podemos aprender com as idéias das crianças fijianas sobre suas vidas como adultos. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 19-48, jul./dez. 2010.
TREVISAN, Gabriela de Pina. Quando for grande quero ser... criança. Considerações sobre as interacções entre pares na Infância. In: CIANEI Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, 2 "Quem Aprende mais? reflexões sobre a educação de infância". V.N.G.: Gailivro; Porto: ESEPF, 2007. p. 67-81.
VALDERRUTÉN, María del C. C. Vozes tuteladas, cidadanias esquivas: imagens discursivas de crianças e adolescentes no Brasil e na Colômbia. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v.42, n.1, p.111-138, Abr./Out. 2008.
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de; SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância (in)visível. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007. 
WALSH, Daniel J.; GRAUE, M. Elizabeth. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. 
WARDE, Mirian J. Repensando os estudos sociais de história da infância no Brasil. PERSPECTIVA, Florianópolis, v.25, n.1, 21-39, jan./jun.2007.
WULF, Christoph. Antropologia da Educação. Ed. Alinea, 2005.
YOUNG, Michael F. D. Durkheim, Vygotsky e o currículo do futuro. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p.53-80, novembro 2002.



_____________________________________________________

Caso queiram sugestionar, criticar ou indicar alguma bibliografia, é só entrar em contato. Pode ser por meio de comentários nesta mesma página ou por email.

9 comentários:

  1. Muito interessante a listagem bibliográfica.

    Vai me auxiliar muito nos estudos sociológicos que desenvolvo.

    Segue mais duas indicações:

    SARMENTO, Manuel e GOUVEIA, Maria Cristina Soades de (orgs). ESTUDOS DA INFÂNCIA: EDUCAÇÃO E PRÁTICAS SOCIAIS. Petrópolis: Vozes. 2008

    Abraços,

    Caterina Rino
    FESP-SP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Caterina!!! Sua indicação foi colocada na listagem! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    gostaria de adicionar um livro:

    "AO ABRIGO DA FAMÍLIA: Emoções, cotidiano e relações em instituições de abrigamento de crianças e adolescentes em situação de risco social e familiar."

    Autora: Andréia Baia Prestes
    EDITORA: CRV
    Ano de Edição: 2011

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela indicação Aline. Indicação colocada!!! ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Sugiro os trabalhos de Fúlvia Rosemberg (PUC-SP/FCC) e do NEGRI, grupo de pesquisas que ela coordena na PUC-SP.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse blog, gostei demais das indicações dos livros.

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante do blog e das indicações de leitura. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Olá, sugiro também o livro de ROVERI, Fernanda Theodoro. Barbie na educação de meninas: do rosa ao choque. São Paulo: Annablume, 2012.
    Abraços,
    Adriana

    ResponderExcluir