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O blog Antropologia da Criança apenas divulga eventos e publicações. Procurem nas respectivas postagens o link do evento para fazer sua inscrição, bem como o link da revista para enviar seu texto - a página Contato não serve para isso.


terça-feira, 31 de maio de 2011

CIRCULANDO COM OS MENINOS: INFÂNCIA, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGENS DE MENINOS INDÍGENAS.


Convida para palestra: 
CIRCULANDO COM OS MENINOS: INFÂNCIA, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGENS DE MENINOS INDÍGENAS.
Prof. ROGÉRIO CORREIA DA SILVA
06 de Junho de 2011, segunda-feira às 9h.
Sala de Teleconferências
FaE - UFMG
Informações: (31) 3409-6222 / nepeifae.ufmg@gmail.com

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Crescendo como um Xikrin - Clarice Cohn

Clarice Cohn
Caderno de Fotografias - Crescendo como um Xikrin. Rev. Antropol., São Paulo, v.43, n.2, 2000.

Algumas fotos do ensaio fotográfico complementar ao artigo, ambos linkados logo abaixo.

Fotos de Clarice Cohn

Confiram todas as fotos, na Revista de Antropologia, clicando aqui.
Vejam o artigo: "Crescendo como um Xikrin: uma análise da infância e do desenvolvimento infantil entre os Kayapó-Xikrin do Bacajá", também na Revista de Antropologia, clicando aqui.

sábado, 14 de maio de 2011

Bibliografia Atualizada

Novas atualizações na página BIBLIOGRAFIA:

BLUEBOND-LANGNER, Myra; KORBYN, Jill E. Challenges and Opportunities in the Anthropology of Childhoods: An Introduction to "Children, Childhoods, and Childhood Studies". American Anthropologist, Vol.109, Issue 2, p.241-246.
GUBERMAN, Steven R.; RAHM, Jrene; WENK, Debra W. Transforming Cultural Practices: Illustrations from Children's Game Play. Anthropology & Education Quarterly 29 (4), p.419-445.
HIRSCHFELD, Lawrence A. Why Don't Anthropologists Like Children? American Anthropologist 104 (2), p.611-627.
LANCY, David F. Accounting for Variability in Mother-Child Play. American Anthropologist, vol.109, Issue 2, p.273-284.
LANCY, David F. Children's Emergent Literacy. From Research to Pratice. Westport, Conn.: Praeger, 1994.
LANCY, David F. Playing on the Mother-Ground. Cultural Routines for Children's Development. 1996: The Guilford Press.
LANCY, David F. Studying Children and Schools. Qualitative Research Traditions. Prospect Heights, Ill. : Waveland Press, 2001.
LANCY, David F. The Anthropology of Childhood: Cherubs Chattel an Changelings. New York: Cambridge University Press, 2008.
LANCY, David F; BOCK, John C; GASKIN, Suzanne. The Anthropology of Learning in Childhood. Walnut Creek [Calif.]: AltaMira Press, 2010.
LEVINE, Robert A. Ethnographic Studies of Childhood: A Historical Overview. American Anthropologist, vol.109, Issue 2, p.247-260.
MITCHELL, Lisa M. Child-centered? Thinking Critically about Children's Crawnings as a Visual Research Method. Visual Anthropology Review, vol.22, Issue 1, p.60-73.

terça-feira, 10 de maio de 2011

"A pombinha e o gavião"

Nesse domingo, 8 de maio, li no blog Geografia da Infância, uma nota de campo muito interessante. Compartilho aqui a referida nota.
Nota de Campo
Local: CAIC de Linhares 
Autor: Efigenia Viana do Carmo

Não poderia deixar de relatar aqui o episódio ocorrido na manhã do dia 03/05/2011...
Estávamos eu e a professora de Ed. Física organizando as três turmas do 1º ano no refeitório para iniciarmos o recreio no campo... As crianças nos acompanharam naquele movimento de praxe: Empurra na fila, tropeça no colega, bebe o resto do suco, cata merenda da caixa... Excepcionalmente nesse dia uma aluna chorava com dor de garganta, o que me fez liberar os alunos para brincarem próximo ao parquinho enquanto a atendia..
Depois de encaminhar a aluna à secretaria notamos algo diferente no recreio, ao invés da corrida de sempre, os alunos se aglomeraram em torno de algo que, de onde nós estávamos, não dava para saber o que era.. 
Pensei: “Estão quietos demais..”
Fui até eles. E estavam ali 52 crianças observando um monte de penas e partes de uma pombinha... Tirá-los de perto foi difícil, muita curiosidade.. Eu juntava dez de um lado, corria os outros 42 do outro e voltavam a "cena do crime..." Como não havia médico legista ou algum perito no local, chamamos 1 funcionária para recolher os restos mortais da pomba... Enquanto a professora de Ed. Física foi buscar uma funcionária, fui interpelada pelas 52 crianças a respeito do ocorrido.. Estavam consternados.. E todos queriam saber como a pomba morreu, onde estava o resto da pomba, cadê a cabeça, o que é gavião, se gavião come criança, que cor é, quantas pombas come por dia... Foram muitas perguntas, se eu estivesse no show do milhão teria sido arrasada, porque não tem neurônio matinal que agüente a argüição ininterrupta desses meninos..
E eu pensando: “Cadê a professora? Cadê a funcionária, eu não sei quantas pombas o gavião come por dia... Socorro!!!!!”

Respondida 90% das perguntas (os outros 10% eu pulei porque não sabia na hora, fiquei de pesquisar e responder depois) e retirados os restos mortais da pomba, feita toda a higienização do local,  nós liberamos os alunos para o recreio. Num primeiro momento todos ficaram procurando as outras partes da pomba... O que foi estranho... Não encontrando, se dividiram em brincadeiras variadas... Mas uma delas nos chamou a atenção:
Um grupo de crianças gritava: “Nós somos as pombinhas” e um dos alunos esticando a blusa como se fosse asas gritava: “Eu sou o gavião...” E saiam correndo gritando: “Eu sou a pombinha, o gavião quer me pegar..” E assim passaram todo o recreio brincando de gavião e pombinha... Quem inventou essa brincadeira? Sinceramente não sei. Mas que deve ter sido assim que surgiram brincadeiras como Corre cutia, Cobra cega, gato e rato... Há isso não tenho dúvidas! Ri muito! Não vou esquecer nunca!
VOCÊS SÓ ME DÃO ALEGRIA!!!!"
FONTE: Geografia da Infância

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Call for sessions - Children´s voices, well being and social justice

Research Committee on Sociology of Childhood, RC53

 

Second ISA Forum of Sociology
Social Justice and Democratization
Buenos Aires, Argentina, 2012


Main Theme

Children´s voices, well being and social justice

Programme coordinator

Loretta BASS, University of Oklahoma, USA, lbass@ou.edu

Deadlines

  • Session proposals: June 15, 2011
  • On-line abstract submission will be open from August 25 to December 15, 2011.

Call for sessions

Research Committee on Sociology of Childhood, RC53, calls for session proposals on the topic: Children´s Voices, Well-Being and Social Justice.

We are interested in proposals for sessions that address the current state of children and meanings of childhood from different doorsteps of the world. We invite proposals for sessions that provide a platform for international and interactive discussions reflecting the most exciting work in the sociology of childhood and that address such relevant and timely concerns as:

Children´s Rights and Social Justice
Children´s International Migration and Citizenship
Childhood in Democracy´s Infancy
Children, Society and Exclusions
Globalization and New Contours of Childhood
Children´s Bodies
Poster Session – Children´s Voices, Well-Being and Social Justice



Information transcribed from the website.  
For more information, click here.
 

sexta-feira, 6 de maio de 2011

3ª RAMS - Reunião de Antropologia do Mato Grosso do Sul

3ª RAMS - REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL
"A PRÁTICA ATUAL DA ANTROPOLOGIA"

Site do evento: https://sites.google.com/site/encontrodeantropologia/home

EIXOS TEMÁTICOS:


GT 1 – Antropologia da criança Coordenação: Levi Marques Pereira – UFGD

GT 2 – Antropologia e História – conexões e métodos Coordenação: Noêmia dos S. Pereira Moura – UFGD

GT 3 – “Antropologias” – gênero, sexualidade, turismo, urbana Coordenação: Simone Becker – UFGD
GT 4 – “Antropologia da ação” ou “aplicada” – métodos, laudos, relações étnico-raciais
Coordenação: Dr. Jorge Eremites de Oliveira (UFGD)

Para mais informações, consultar os mini-cursos disponíveis, cronograma e inscrições, visitem o site do evento clicando aqui.

terça-feira, 3 de maio de 2011

SIMPÓSIO Infância, Adolescência e Juventude, visões interdisciplinares

Acontece essa semana, nos dias 5, 6 e 7 de maio, o  I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnologicas para la integración en el Conosur – Internacional del Conocimiento: Diálogos en nuestra América, em Pelotas/RS/Brasil, a ser realizado nas dependências do IFSul - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
Segue abaixo, a relação de trabalhos que serão apresentados no Simpósio nº 15 - Infância, Adolescência e Juventude, Visões Interdisciplinares, onde também apresento um trabalho resultante de minha monografia, intitulado "As representações expressas nos desenhos infantis - um olhar antropológico".

Trabalhos:
  • PROMOÇÃO E DEFESA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: DELINEANDO O ATUAL PERFIL DOS CONSELHEIROS DE DIREITOS E CONSELHEIROS TUTELARES DE MINAS GERAIS E A SUA PERCEPÇÃO SOBRE A ATUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS MINEIROS  - Adriana Netto Silva; Sheilla Piancó
  • A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR - Larissa Vollrath Bento; Michele Vollrath Bento
  • MATERNIDADE E TRABALHO: SENTIDOS DA AUTONOMIA PARA JOVENS MULHERES - Kátia Cibelle Machado Pirotta
  • JUVENTUDE COMO CATEGORIA HISTÓRICA - Hélio Camilo Rosa
  • OS MENORES E OS ABRIGOS PROVISÓRIOS SOB A ÓTICA DA IMPRENSA ESCRITA – CRICIÚMA/SC (1980 – 1990) - Elisangela da Silva Machieski
  • CRIANÇAS E ADOLESCENTES: DO DIREITO À REALIDADE DA INCLUSÃO SOCIAL - Marisa Ignes Orsolin Morgan; Márcia Liliane Barbosa Kurz
  • BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES - Simone Pilar Andrade de Freitas Silva
  • INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS E A MAIORIDADE PENAL - Lia Canejo Diniz Barros
  • O PAPEL DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO SEXUAL - Daniele Spilmam Rodrigues Velleda
  • A CONSTRUÇÃO DA INFÂNCIA NA PEDAGOGIA: UM OLHAR FOUCAULTIANO ATRAVÉS DO ENSINO DE ARTES - Sandra Corrêa Vieira
  • AS REPRESENTAÇÕES EXPRESSAS NOS DESENHOS INFANTIS – UM OLHAR ANTROPOLÓGICO - Francine Borges Bordin
  • FILHOS DA NATUREZA E FILHOS ILEGÍTIMOS: IMPLICAÇÕES PARA O UNIVERSO DA INFÂNCIA - Tânia Mara Tavares da Silva
  • A CRIANÇA DE ABRIGO: REFLEXÕES ACERCA DA PERCEPÇÃO DO OLHAR INFANTIL EM AMBIENTES EXTERNOS A SUA REALIDADE - Amanda Chaves Pinheiro
  • A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES – 2005 a 2010 - Liza Holzmann
  • EXERCÍCIO DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS POR ADOLESCENTES: REPENSANDO OS FUNDAMENTOS DA CAPACIDADE JURÍDICA - Taysa Schiocchet
  • VIOLÊNCIA, TELEVISÃO E COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES TEÓRICAS E EMPÍRICAS - Viviane Nascimento Silva; Sarah Jane Alves Durães
  • EXPERIÊNCIAS DE SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA EM FAMÍLIAS DE ORIGEM OPERÁRIA: O CASO DO BAIRRO FERRAZÓPOLIS NO ABC PAULISTA - Maria Gilvania Valdivino Pereira
  • A BOA FORMA DO CORPO JOVEM E BELO - Bárbara Nascimento Duarte
  • A DIMENSÃO ESTÉTICA DO BRINQUEDO: CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO ESTÉTICA DA CRIANÇA - Alexandre Silva dos Santos Filho
  • AS EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM OS CÍRCULOS RESTAURATIVOS NAS ESCOLAS DE PORTO ALEGRE: ENFRENTANDO O BULLYING - Patrícia Krieger Grossi; Andréia Mendes dos Santos
  • ADOLESCENTES EM CONLITO COM A LEI NA MÍDIA FLUMINENSE: UMA ANÁLISE SOBRE COMO A IMPRENSA RETRATA ESSES SUJEITOS DE DIREITO - Pierre Venturato
  • COMO É QUE EU VOU CRESCER SEM TER COM QUEM ME REVOLTAR? OU DA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE - Sueli S. S. Batista
  • DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CONTEXTO DOS 20 ANOS DO ESTATUTO - Arabela Rota
  • O TRÁFICO DE CRIANÇAS E A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA INFÂNCIA: NAS REDES DA ILEGALIDADE (DIÁRIO CATARINENSE, 1985-1990) - Anelise Rodrigues Machado de Araujo
  • A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE EM ADOLESCENTES QUE (CON)VIVEM COM HIV/AIDS - Vanessa Limana Berni; Adriane Roso
  • REFORMAS NA ATENÇÃO À INFÂNCIA E À FAMÍLIA POPULAR NA AMÉRICA LATINA (1916-1948) - Eduardo Silveira Netto Nunes
  • IMPRENSA E INFÂNCIA - Olga Brites
  • LA PARTICIPACIÓN DE NIÑOS, NIÑAS Y ADOLESCENTES EN ESPACIOS DE INCIDENCIA - Ricardo Yamil Derene Ocampos

A programação pode ser conferida clicando aqui.
Outras informações podem ser obtidas no site Diálogos en Mercosur.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

COPENHAGEN COLLOQUIUM ON CHILDREN AND RELIGION

COPENHAGEN COLLOQUIUM ON CHILDREN AND RELIGION

 
18-19 May 2011

Department of Education and MindLab Aarhus University
Aarhus University (Copenhagen Campus - Danish School of Education), Denmark
The study of children and religion is currently on the rise. This is in part due to renewed interest in cognitive and relational approaches to religious learning and transmission, which enlist the help of children as experimental informants, or study children as participants in real-life religious rituals. This is also partly due to renewed controversy among governments, religious communities, educators and other stakeholders over the place of religion, faith-based identities and affiliations in children’s lives. Present scholarship on children and religion is thus not only scattered widely across disciplines and departments, it is also divergently focused on questions of cognition and spirituality and the cultural politics of morality, education, identity, affiliation and rights.
The purpose of this colloquium is to bring together international scholars to engage in a common discussion about the ‘relationship’ between children and religion and the ways in which scholars study this relationship.  Which understandings of ‘children’ are informing contemporary studies of religion, spirituality and cognition – and which understandings of ‘religion’ are informing contemporary studies of children and youth in diverse settings?
The colloquium will address the following themes:
1) Religious ideas and practices pertaining to children, and how these serve to shape children’s lives.
2) The ways in which children—as social actors, learners, symbols of collective futurity - shape religion.
3) Understandings of ‘children’ and ‘religion’ brought into play in research on children and religion and how these feed back into understandings and practices discussed above.
Invited speakers:
Armin W. Geertz, Professor in the History of Religion, MindLab, Aarhus University
Christina Toren, Professor of Anthropology, St. Andrews University
Cristine Legare, Assistant Professor, Department of Psychology, University of Texas, Austin
Marcia J. Bunge, Professor of Humanities and Theology, Valparaiso University
Michael Allen, Professor Emeritus of Anthropology, University of Sydney

FURTHER INFORMATION, CLICK HERE.