Veja outras formas de visualizar o blog, clicando nas opções a seguir:
Sidebar Magazine Timeslide
AVISO:
O blog Antropologia da Criança apenas divulga eventos e publicações. Procurem nas respectivas postagens o link do evento para fazer sua inscrição, bem como o link da revista para enviar seu texto - a página Contato não serve para isso.


terça-feira, 3 de abril de 2012

Seminário Internacional de Educação Infantil: Contribuições dos Estudos da Infância

Clique na imagem para visitar o site do evento.
 O Seminário Internacional de Educação Infantil e Contribuições dos Estudos da Infância tem, por finalidade, reunir pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, estudantes de graduação e de pós-graduação e profissionais das redes de ensino, para firmar e ampliar o intercâmbio entre pessoas e instituições interessadas nas questões referentes aos estudos sobre crianças e as infâncias vividas por elas.
O interesse crescente de pesquisadores sobre a infância e a compreensão cada vez mais abrangente a respeito da infância como uma fase da vida dotada de especificidade e com fundamental importância para a constituição da identidade humana, tanto do ponto de vista subjetivo como social, tem levado os educadores a dedicar um considerável esforço para ampliar a compreensão desta fase da vida e estabelecer, em consequência, propostas educativas que atendam às necessidades da especificidade de ser criança e que orientem a organização de espaços educacionais propícios a tal finalidade. Este fato reflete uma inquietação gestada nos últimos anos, sobretudo nas escolas de formação, mas possui também contribuições oriundas do interior dos próprios sistemas educacionais que mantêm as creches e as pré-escolas.
No cerne destas preocupações os próprios estudiosos da área já convergem para um entendimento de que é imprescindível buscar a contribuição de diferentes áreas do conhecimento para compor a abrangência necessária à compreensão do fenômeno educacional, especialmente quando se trata da educação de crianças, mais ainda de crianças de pouca idade.
A realização do Seminário aposta na necessidade de romper as fronteiras disciplinares e promover uma interlocução permanente entre os diferentes campos do conhecimento que se ocupam das infâncias e das crianças.
O Seminário pretende reunir cerca de 1300 participantes, com uma programação intensa durante 3 dias, tendo os seguintes eixos temáticos:
“Perspectivas dos Estudos Sociais da Infancia”
"Educação Infantil: as Políticas Públicas Pós LDB – perspectivas recentes”
“Educação e Infância: As contribuições das Ciências Sociais”
“Educação Infantil: Comunicação e Arte”
“Investigação e Metodologias participativas com crianças”

Inscrições pelo site!

Programação:
- 14 de maio de 2012 (segunda-feira)
8h  - Credenciamento
10h - Conferência de Abertura 
          Perspectivas dos Estudos Sociais da Infância 
14h - Mesa redonda 
          Políticas para a Educação Infantil: Caminhos atuais
- 15 de maio de 2012 (terça-feira)
9h  - Mesa Redonda 
         Educação e Infância: Contribuições das Ciências Sociais 
14h - Mesa Redonda 
         Educação Infantil: Diálogos Possíveis
- 16 de maio de 2012 (quarta-feira)
9h  - Mesa Redonda 
         Educação Infantil, Comunicação e Arte 
14h - Encontro de Pesquisadores 
          Investigação e Metodologias Participativas com Crianças.           Pesquisadoras/es (2 representantes por Núcleo de pesquisas com/sobre Educação Infantil, criança e Infância).

Convidados:
Dr. Alan Prout (Institute of Education - University of Warwick, Inglaterra)
Dra. Pia Christensen (Institute of Education - University of Warwick, Inglaterra)
Dra. Mônica Fantin (MEN - CED - UFSC)
Dra. Gisele de Souza (UFPR)
Dra. Jodete Bayer Gomes Fullgraf (NDI - UFSC)
Dra. Roselane Fátima Campos (MEN - UFSC)
Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari (CFH - UFSC)
Dra. Lenir Medeiros da Fonceca (SME - PMF)
Dra. Patrícia de Moraes Lima (MEN - UFSC)
Dra. Manuela Ferreira (Universidade do Porto, Portugal)
Dra. Sônia Kramer (PUC)
Dra. Ana Paula Soares da Silva (CINDEDI - USP)
Dra. Alessandra Mara Rotta de Oliveira (MEN - UFSC)
Dra. Eliane Debus (MEN - UFSC)
Dra. Gilka Elvira Ponzi Girardello (MEN - UFSC)
Dra. Daniela Guimarães (FE - UFRJ)
Outros a confirmar.

Site do evento: SIEI

sábado, 31 de março de 2012

CFP: Teenagers and Contemporary Visual Culture

Teenagers and Contemporary Visual Culture


25 – 27 September 2012
Mansfield College, Oxford,
United Kingdom

This conference looks to examine, explore and discuss the prevalence of representation of teenagers  within contemporary visual culture. Whether as a focus for consumption, entertainment or individual and social expression the teenager, as seen in its myriad manifestations within popular culture and the media would seem to express something about the world in the 21st Century and beyond but does it allow for teenagers themselves to address the nature of their own identity and individual agency within an increasingly implicated and convergent world?

Possible Topics for Discussion:

- Representation: 
Portrayals of teenage life and teen cultures (mainstream as well as counter-cultures);
Gender;
Race;
Sexualities (hetero-, homo-, bi-, trans-, fluid, queer);
Nationality;
Impact of “big” events (death and mortality, pregnancy, addiction, marriage, mental illness, disability, etc.) on teens.
- Aesthetics and Stories: 
Responding to/setting trends in teen fashion, music and pop culture;
Location;
Narrative and Storytelling;
Inter-textuality/pop culture allusions;
Adapting stories between media;
Making and breaking generic conventions;
Impact of star persona/celebrity.
- Production: 
Teen patterns of consumption;
Teens as producers (e.g teens in writers’ rooms and creative teams; teens as producers of fan fiction, videos and art; teens as campaigners/correspondents seeking to influence storylines, etc.);
Creator/showrunner as author;
Adapting and remaking teen entertainment in different countries;
Production process case studies;
Technologies of production, distribution and marketing (e.g. the impact of multiplatform experiences and social media);
Uses and Impacts of Teen Entertainment.
- Reception and Impact: 
Teens and Tweens as Niche Audience?;
The impact and value of membership in fan communities that develop around visual culture;
Fandom and anti-fandom;
Celebrity and teen actors;
Transnational reception of teen entertainment;
Controversies and moral panics;
Regulation and censorship;
The appeal of teen visual culture for adults, and its implications;
Pedagogical value of teen entertainment;
Clinical studies of the impact of teen programming on teens;
Assessments of the meaning and cultural significance of specific storylines and characters;
Factors in the phenomenon: why some teen programming goes viral and others fail.


(300 word abstracts should be submitted by Friday 27th April 2012.)

quarta-feira, 21 de março de 2012

II Congresso Internacional Transdisciplinar sobre a criança e o adolescente

II Congresso Internacional Transdisciplinar sobre a criança e o adolescente
 

A Linguagem, o Corpo e a Escrita 
 

de 25 a 28 de julho de 2012 – Santa Cruz de Cabrália – Bahia – Brasil


Nosso segundo congresso sobre a criança e o adolescente aborda como temática central: o corpo, a linguagem e a escrita, três temas cuja articulação, possível, mas não necessária, deverá proporcionar um amplo debate entre conferencistas e estudiosos.
A produção sobre estes temas possibilita o encontro e a troca entre os profissionais da saúde, da educação, da clínica e da pesquisa, e o encontro destes favorece a construção do saber sem fronteiras, transdisciplinar.

Público:
Educadores; Psicólogos; Fonoaudiólogos; Antropólogos; Sociólogos; Historiadores; Terapeutas Ocupacionais; Fisioterapeutas; Médicos; Assistentes Social; Psicanalistas; Gestores Públicos; Juristas; Profissionais interessados na temática.

Temática:
Adoção; Aquisição de linguagem; Assistência Social; Clínica; Clínica ampliada; Corpo; Drogadicção; Educação; Escrita; Etnia; Família; Gênero; Inclusão; Instituições; Inserção Cultural; Legislação; Linguagem; Políticas Públicas; Prevenção e Intervenção; Promoção de saúde; Psicose; Redes Sociais; Saúde Mental; Violência e vitimização.

Resposta do aceite do trabalho – 06 de abril de 2012
Envio do trabalho completo – 08 de junho de 2012

Educação Infantil em Perspectivas - XV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Clique na imagem para visitar o site do evento.

segunda-feira, 19 de março de 2012

sábado, 17 de março de 2012

I SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO EM ESTUDOS DA CRIANÇA: perspetivas sociológicas e educacionais

I SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO EM ESTUDOS DA CRIANÇA: perspetivas sociológicas e educacionais

Auditório Centro Multimédia do Instituto de Educação - Universidade do Minho, Campus de Gualtar - Braga, Portugal,
entre segunda-feira, 04-06-2012 e terça-feira, 05-06-2012

O Instituto de Educação da UMinho em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - Brasil), o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e a CAPES (Brasil), promovem no dia 04 e 05 Junho 2012, o I Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: perspetivas sociológicas e educacionais. Convidam-se todos os pesquisadores do Brasil e de Portugal interessados nos estudos das infâncias a apresentarem os seus trabalhos, contribuindo para o diálogo entre as diferentes áreas e tópicos temáticos.

O período de envio será de 1 a 15 de abril de 2012.

sábado, 10 de março de 2012

Rede de Blogs de Ciências Sociais - Facebook


"Rede de blogs de Ciências Sociais destinado a troca de informações e de experiências, bem como de divulgação dos blogs da Rede e de seus conteúdos.
Caso tenha um blog voltado para as Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política) e queira se integrar a Rede e participar da Rede basta entrar em contato e solicitar sua inclusão."

O grupo também aceita membros que não tenham blog e que também querem acompanhar as atualizações e participar das discussões. É só entrar e solicitar participação no grupo.
Para ver em tamanho maior, clique na imagem.
Acesse o grupo, clicando aqui.