Veja outras formas de visualizar o blog, clicando nas opções a seguir:
Sidebar Magazine Timeslide
AVISO:
O blog Antropologia da Criança apenas divulga eventos e publicações. Procurem nas respectivas postagens o link do evento para fazer sua inscrição, bem como o link da revista para enviar seu texto - a página Contato não serve para isso.


domingo, 14 de agosto de 2011

Brincando na Aldeia

BRINCANDO NA ALDEIA
Kleber de Oliveira e Paulo R. M. Menandro
Editora GM, 2011
email para contato: klebero@uol.com.br
ou pelo Twitter: @Klebero
"A dissertação de mestrado de Kleber de Oliveira, orientada por Paulo R. M. Menandro, cujo conteúdo, com pequenas alterações, constitui a presente obra, teve como título Brincando na aldeia: brincadeiras de crianças Guaranis de uma aldeia em Aracruz - ES.
A investigação que resultou no relato agora disponibilizado como livro envolveu dezenas de horas de observação direta de comportamento das crianças em seu ambiente típico (aldeia situada em reserva encravada em região de crescente urbanização) e a etnografia das brincadeiras acompanhadas durante este período. No conjunto, foram observadas 34 crianças cujas idades variaram de quatro a doze anos. Foram consideradas seis categorias de brincadeiras: de contingência física, de contingência social, simbólica, turbulenta, jogos de construção e jogos de regra. Na análise foram levados em conta aspectos como idade, sexo, ambientes das brincadeiras, objetos utilizados e temas preferidos.
Os resultados evidenciam uma rica cultura lúdica, na qual são poucos os objetos específicos disponíveis para as brincadeiras e é intensa a utilização dos variados ambientes da aldeia, sendo perceptível a liberdade das crianças frente aos adultos. Foram observadas brincadeiras já relatadas em outros estudos sobre a etnia Guarani, brincadeiras presentes em outras etnias indígenas, além de brincadeiras presentes em realidades externas à aldeia, mas sobre as quais é possível ter acesso. As brincadeiras de faz-de-conta apresentaram temas e elementos que retratam a dinâmica das relações interculturais e as reflexões que as crianças elaboram acerca da relação entre sociedade nacional envolvente e seu grupo étnico. (....)" (Contra-capa do livro)
Eis um trabalho que procurou estabelecer o diálogo entre antropologia e psicologia, trazendo teorias sobre o brincar, bem como a infância e as brincadeiras nos povos indígenas, focando nas crianças Guaranis e nas suas brincadeiras cuidadosamente etnografadas.

A publicação do livro foi financiada pela premiação recebida no processo de seleção do Programa Cultura da Gente - Edição de 2010, do Banco do Nordeste do Brasil.

Vale a pena conferir o livro.
Para informações sobre como adquirir, entrem em contato com o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário