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AVISO:
O blog Antropologia da Criança apenas divulga eventos e publicações. Procurem nas respectivas postagens o link do evento para fazer sua inscrição, bem como o link da revista para enviar seu texto - a página Contato não serve para isso.


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

4th International Conference: Celebrating Childhood Diversity

4th International Conference:

Celebrating Childhood Diversity

Monday 9th - Wednesday 11th July 2012

 

1st call for papers:

To celebrate the 10th year of the establishment of the Centre for the Study of Childhood and Youth at Sheffield University, (CSCY) this conference addresses the theme of diversity in the lives of children and young people.
Issues to be explored include, but are not restricted to:
Children's and young people's diverse and cultural worlds;
Understanding identity and difference;
Structures and institutions as indices of childhood diversity;
Time, space and place;
Methodological innovations in childhood research;
Theorising similarity and difference.
Those wishing to organise small symposia around a specific theme are also invited to submit a proposal.

Abstracts

Abstracts of no more than 200 words (for papers) 400 words (for symposia) should be sent to the conference administrator, Dawn Lessels, by 31st January 2012. Email: d.j.lessels@sheffield.ac.uk

Plenary Speakers:

Dr Jo Boyden, Young Lives, University of Oxford, UK
Professor Alan France, University of Auckland, New Zealand
Professor Allison James, University of Sheffield & Co-Director CSCY, UK
Professor Peter Moss, University of London, UK

Venue:

Halifax Conference Venue, University of Sheffield, Endcliffe Student Village, Sheffield, S10 3ER
 
For more information, click here.

Monthly Seminar - Anthropology of Children

www.anthropologyofchildren.net

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ciclo de Experiências de Campo


O Ciclo de Experiências de Campo – CEC 2011 – que se realizará nos dias 24 e 25 de outubro de 2011 – tarde e noite - é uma atividade de extensão vinculada ao Bacharelado de Antropologia / ICH / UFPEL.

O CEC busca promover um espaço de discussão das pesquisas realizadas nas áreas de Antropologia e Arqueologia. Contribui para a formação dos/as acadêmicos/as vinculados a estudos teóricos e etnográficos, pela possibilidade de partilharem suas experiências de campo com a comunidade acadêmica.

Promove a discussão e organização do material a ser apresentado na forma de pôsteres, em Congressos de Iniciação Científica e Encontros de Graduação e Pós-Graduação, oportunizando uma experiência de debate, construção e defesa de idéias e pesquisas.

Essa atividade de extensão é importante para a  pesquisa e o ensino de antropologia (GEERTZ,1990), sendo fundamental para a consolidação da área de Antropologia e Arqueologia na Universidade. As discussões das pesquisas etnográficas são significativas, pois as experiências de campo compartilhadas tem muito a acrescentar umas as outras.

Nos dias 24 e 25 de outubro de 2011, nos períodos de tarde e noite o CEC promoverá um espaço de reflexão e diálogo, com a exposição e discussão das pesquisas inscritas, contando com a presença de professor/as orientadores/as. Após esta data os pôsteres estarão expostos nas dependências do ICH, até o final do semestre. Para a apresentação serão utilizados apenas computador e data show em espaço a ser divulgado.

Inscrições, ajuda para confecções de pôsteres ou mais informações enviar e-mail para: iiiciclo@gmail.com.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Call for Papers: Sociological Studies of Children and Youth

 
Sociological Studies of Children and Youth (an annual volume published by Emerald Publishing) announces a special issue, “Youth Engagement: The Civic-Political Lives of Children and Youth.” Guest editors Sandi Kawecka Nenga and Jessica K. Taft invite the submission of completed papers focused on children and youth’s civic and political engagement, broadly conceived.

Possible questions and theoretical concerns might include: How are youth actively participating in civic and political socialization projects? How do young people and the adults who work with them define terms like citizenship, democracy and community? How do youth react to adults’ understanding of what it means to be a “citizen” or “community member”? What institutions and structures facilitate or hinder youth participation and engagement? How do youth respond and relate to the various institutions and organizations designed to encourage their engagement? How do the dynamics of race, class, gender and ability shape young people’s opportunities for and approaches to engagement?

Submission deadline is January 20, 2012. Submit papers electronically (less than 30 manuscript pages in length) to Sandi Nenga at nengas@southwestern.edu, or in hardcopy to Sandi Nenga, SU Box 7421, Southwestern University, 1001 E. University Avenue, Georgetown, TX 78626. Contributions will be peer-reviewed. Anticipated publication date is spring 2013.
 
 
American Sociological Association
Section on Children and Youth

terça-feira, 20 de setembro de 2011

VIBRANT - Chamada para Submissões de Artigos

Virtual Brazilian Anthropology

 ISSN 1809-4341


Revista semestral publicada pela
Associação Brasileira de Antropologia





CHAMADA PARA SUBMISSÕES VIBRANT:
 
A Vibrant recebe textos sobre qualquer assunto antropológico em regime de fluxo contínuo.

Está aberta também, até 30/09/2011, a chamada  para os dossiês temáticos sobre Antropologia Urbana e Antropologia, cooperação e desenvolvimento do número 9.1 da VIBRANT.

A VIBRANT recebe até 30 de setembro de 2011 contribuições na forma de artigos, resenhas e material audiovisual para composição de um dossiê intitulado "Antropologia Urbana" para sua edição 9.1.
O dossiê reunirá artigos, resenhas, notícias acadêmicas e materiais audio-visuais produzidos por antropólogos que trabalhem ou estudem no Brasil com foco em pesquisas realizadas em meio urbano. O objetivo será apresentar uma seleção de artigos e produções com diferentes perspectivas teóricas e cobrindo a maior diversidade possível de temáticas, recortes geográficos, culturais e históricos.
Os trabalhos devem ser redigidos em língua inglesa, francesa ou espanhola. Para a apreciação dos pareceristas, contudo, serão aceitos, em casos excepcionais, artigos redigidos em português, cuja tradução, em caso de serem aprovados, ficará sob a responsabilidade dos autores.

As instruções completas para formatação dos trabalhos estão disponíveis no link Instruções para autores.
Os autores devem submeter os seus trabalhos aos editores deste número, Gilberto Velho e Karina Kuschnir (karinakuschnir@gmail.com) e aos editores da Vibrant, Peter Fry e Carmen Rial (vibrant.aba@gmail.com

Visite o site: http://www.vibrant.org.br/ 

I Concurso Internacional de Teses sobre o Brasil e a América Latina

http://www.flacso.org.br/concurso_tesis/
A Associação Latino-americana de Sociologia – ALAS e a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais – FLACSO Brasil lançam seu primeiro Edital do Concurso bienal de Teses de Doutorado sobre o Brasil e a América Latina, com apoio da Rede de Programas de Pós-graduação do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais – CLACSO.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
1 de setembro | 2011 a 15 de fevereiro | 2012

O concurso tem por objetivo estimular a produção acadêmica sobre o Brasil na América Latina e sobre América Latina no Brasil. Serão premiadas 4 (quatro) Teses de Doutorado ou Mestrado, selecionadas por um Júri Internacional. Os/as ganhadores/as terão suas teses publicadas em formato livro pelo CLACSO, ALAS e FLACSO Brasil, em parceria com uma editora de projeção regional. Também os/as ganhadores receberão uma viagem a qualquer país da América Latina ou do Caribe (para os brasileiros/as premiados/as) ou para o Brasil (para os/as estrangeiros/as premiados/as), com o objetivo de apresentarem seus trabalhos em um encontro acadêmico de sua escolha.

Veja os termos e condições, clicando aqui.
Disponível em português e espanhol.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Prîara Jõ, Depois do ovo, a guerra

Prîara Jõ, Depois do ovo, a guerra
Vídeo nas Aldeias, 2008


"Depois do ovo, a guerra", de Komoi Panará. Parte do DVD "Cineastas Indígenas: Panará"
As crianças Panará apresentam seu universo em dia de brincadeira na aldeia. O tempo da guerra acabou, mas ainda continua vivo no imaginário das crianças. 

Créditos:

Diretor: KOMOI PANARÁ
Edição: DANIEL BANDEIRA 

 

Prêmios:

- Ficou entre os 10 filmes preferidos do público do festival internacional de curtas de São Paulo, Brasil, Agosto de 2008.
- Prêmio da TV SESC para difusão no canal, no festival internacional de curtas de São Paulo, Brasil, Agosto de 2008.
- Melhor documentário internacional, V Festival Internacional de Cortometrajes de Cusco  FENACO, Peru 2008.
- Prêmio Porta-Curtas da Petrobrás, Festival Janela Internacional de Cinema de Recife, 2008.
- Prêmio Manuel Diegues Júnior(Museu do Folclore), Categoria "Concepção e realização", Mostra Etnográfica do Rio de Janeiro, 2008.
- Melhor curta da mostra competitiva do Festival Cine Gate´s, Brasília, 2008.
- Melhor roteiro do Curta-Canoa, Canoa Quebrada, 2008.

Fonte: Vídeo nas Aldeias

sábado, 17 de setembro de 2011

WORKSHOP: DIÁLOGOS IBERO-AMERICANOS SOBRE ETNOGRAFIA NA EDUCAÇÃO

PUC MINAS GERAIS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS 
PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
 
ETNOGRAFIA PARA A AMÉRICA LATINA:
UM OUTRO OLHAR SOBRE A ESCOLA NO BRASIL E NA ARGENTINA
(FAPEMIG/ CNPq)
 
WORKSHOP: DIÁLOGOS IBERO-AMERICANOS SOBRE ETNOGRAFIA NA EDUCAÇÃO


OBJETIVOS:
Apresentar e discutir os resultados da pesquisa sobre a proposta de uma Etnografia para a América Latina, nascida na década de 1980, no DIE- CINVESTAV, do Instituto Politécnico Nacional do México, com pesquisadores dos campos das Ciências Humanas e Sociais.
JUSTIFICATIVA:
O evento se reveste de grande relevância acadêmica e de intercâmbio entre pesquisadores e
grupos de pesquisa na área de ciências humanas e sociais, especialmente nas interfaces entre Antropologia e Educação. Visa apresentar resultados da pesquisa “Etnografia para a América Latina- um outro olhar sobre a escola no Brasil e na Argentina”, financiada pela Fapemig e pelo CNPq. Como se trata de pesquisa comparada, acredita-se que irá contribuir para a produção teórica na área de educação e afins a partir da compreensão da proposta do Grupo de Pesquisadores mexicano, do Instituto Politécnico, associados ao Departamento de Investigação Educacional- DIE/ CINVESTAV, com larga recepção na pesquisa em educação, tanto no Brasil, quanto na Argentina. Não excluindo dessa recepção a pesquisa educacional desenvolvida também em Portugal. Com a realização do Workshop, pretende-se apontar novas possibilidades para a pesquisa sobre a realidade escolar no Brasil e na Argentina, como de resto, na ibero América. Ao apresentar e discutir os resultados da pesquisa, procurando dialogar com pesquisadores do México, da Argentina, Portugal e Brasil, tem-se como meta ampliar e articular uma rede de pesquisadores em torno da temática e constituir o Repositório de Informações Educacionais sobre Etnografia a ser disponibilizado para consulta. Finalmente, cabe destacar a importância do evento que visa fortalecer o Grupo de Pesquisa EDUC- Educação e Culturas, identificando e estabelecendo interlocução com outros pesquisadores e grupos de pesquisa para a troca de informação. E, ainda, a possibilidade de estudos conjuntos e comparados no Brasil, Argentina, México, Portugal e outros países, além da busca por publicar artigos com base nos resultados das investigações, contribuindo para o debate e o aperfeiçoamento da pesquisa na área de ciências humanas e sociais.
Veja mais, clicando aqui (arquivo em .pdf).

PÚBLICO- ALVO:
Pesquisadores, professores, mestrandos e doutorandos das áreas de Antropologia, Educação, Ciências Sociais, História, Filosofia e afins; graduandos e bolsistas da pesquisa.
PERÍODO: 22 e 23 de setembro de 2011
LOCAL: Auditório 2 – PUC- MINAS – Coração Eucarístico

N. DE PARTICIPANTES: Até 100, tratando-se de um evento que visa um debate qualitativo e
aprofundado com pesquisadores das áreas de ciências humanas e sociais sobre a interface
educação e antropologia.

As inscrições já se encontram abertas no site: www.ich.pucminas.br/pged
Será fornecido certificado aos participantes inscritos.


Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Mais informações: (31) 3462-2884 / (31) 3412-7269 ou pged@pucminas.br.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Niñez: misterio de su propia ensoñación

III Convocatoria Foto Antropológica sobre rejas
Niñez: misterio de su propia ensoñación
Clique na imagem para ver a convocatória completa, ou clique aqui.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MR20: Antropologia da criança: qual antropologia?

http://www.encontroanpocs.org.br/2011/
MR20: Antropologia da criança: qual antropologia?
4ª feira, 26/10, 09h00
Coordenadora: Clarice Cohn (UFSCar)
Expositoras: Ana Maria Rabelo Gomes (UFMG), Antonella Maria Imperatriz Tassinari (UFSC) e Fernanda Bittencourt Ribeiro (PUC-RS)


Veja as outras mesas redondas, clicando aqui.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

QUEM TE ENSINOU A BRINCAR? O aprendizado na capoeira.

CRIAS - GRUPO DE PESQUISA CRIANÇA: SOCIEDADE E CULTURA - CONVIDA:
 
Seminário de Pesquisa com
Juliana Carmen Brito Rodrigues
aluna do mestrado em Sociologia (PPGS) e do mestrado em antropologia (PPGA)

Título do Seminário: QUEM TE ENSINOU A BRINCAR? O aprendizado na capoeira.
 
14 de setembro - às 14h
Sala 500
CCHLA/UFPB

1º Colóquio: Infância e Juventude entre os Kaiowá, Guarani e Terena


Child & Family Social Work


Cover image for Vol. 16 Issue 3

 Child & Family Social Work

© Blackwell Publishing Ltd


Early View (Online Version of Record published before inclusion in an issue)
These Early View articles are now available on Wiley Online Library

Original Articles


The role of culture in theories of the intergenerational transmission of violence
Kihyun Kim
Article first published online: 9 SEP 2011 | DOI: 10.1111/j.1365-2206.2011.00793.x

Congruence and incongruence in the perception of ‘family’ among foster parents, birth parents and their adolescent (foster) children
Ingunn T. Ellingsen, Paul Stephens and Ingunn Størksen
Article first published online: 9 SEP 2011 | DOI: 10.1111/j..1365-2206.2011.00796.x

Noticing and helping the neglected child: towards an international research agenda
Julie Taylor, Brigid Daniel and Jane Scott
Article first published online: 9 SEP 2011 | DOI: 10.1111/j.1365-2206.2011.00795.x

Social work the ‘art of relationship’: parents' perspectives on an intensive family support project
Claire Mason
Article first published online: 9 SEP 2011 | DOI: 10.1111/j.1365-2206.2011.00791.x

Parenting children with autism spectrum disorders: a crucible for couple relationships
Robert M. Hock, Tina M. Timm and Julie L. Ramisch
Article first published online: 9 SEP 2011 | DOI: 10.1111/j.1365-2206.2011.00794.x

Professionals' perceptions of offending in children's residential care
Julie Shaw
Article first published online: 9 SEP 2011 | DOI: 10.1111/j.1365-2206.2011.00790.x
See more articles, clicking here.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

I ENCUENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDIANTES DE LA INTERCULTURALIDAD

La Escuela Nacional de Antropología e Historia (ENAH)
CONVOCA:

I ENCUENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDIANTES DE LA INTERCULTURALIDAD
5 al 9 de marzo del 2012

Extendemos una cordial invitación a participar en el I ENCUENTRO DE ESTUDIANTES DE LA INTERCULTURALIDAD. En el que se pretende, compartir conocimientos sobre la temática planteada, entre estudiantes, profesores-investigadores y público en general, interesados en la discusión en torno a los procesos interculturales con el fin de propiciar la reflexión sobre las prácticas, retos y recursos teórico-metodológicos, así como las experiencias generadas en torno a la interculturalidad.
A partir de las innovaciones tecnológicas, el mundo ha estado atravesando por una serie de cambios en los ámbitos culturales, como parte de los procesos que ha generado la “globalización”. Las ciencias sociales, dentro de los estudios culturales al observar estás nuevas dinámicas sociales, han tenido que replantear sus herramientas teóricas- metodológicas, para comprender estas relaciones surgidas en torno a la interculturalidad.
El objetivo del encuentro es congregar distintos especialistas en los estudios sobre los procesos interculturales, con la intención de promover el diálogo y la retroalimentación, entre los asistentes.
 
Bases:
Se proponen cuatro modalidades de participación:
1. Simposio:

a) Deberán tener máximo dos coordinadores
b) Los coordinadores deberán cuidar de la línea temática establecida, decidir la aceptación de las mismas, atenerse al programa y horarios asignados.
c) Un simposio podrá disponer de una hora y media para su exposición, el número máximo de ponentes por simposio será de 4 ponentes.
d) La propuesta de simposio deberá contener: nombre, institución de procedencia, correo electrónico de los coordinadores, titulo del simposio, resumen de máximo 300 palabras (justificado), donde se argumente la pertinencia de la mesa.
2. Ponente:

Las propuestas de ponencias deberán enviarse para su aprobación, observaciones y sugerencias al comité organizador.
3. Exposición fotográfica:
Las propuestas de exposiciones fotográficas deberán centrarse en la temática del Encuentro. Los requisitos para participar en ésta modalidad son los siguientes:
a) El autor deberá incluir la justificación de la serie fotográfica con respecto al tema del encuentro, así como el nombre del autor, institución de procedencia y título de la serie.
b) Máximo dos autores por serie temática de hasta 5 fotografías.
c) Enviarse en formato jpg de baja resolución.
4. Asistente:

a) Cualquier persona puede asistir al encuentro.
b) Con un mínimo de 80% de asistencia se otorgará constancia de participación.

Se solicita que todos los participantes anexen su información personal: nombre(s), apellidos, institución a la que pertenecen, correo electrónico, así como el nivel de estudios correspondiente (bachillerato, semestre, licenciatura, maestría…). Los resúmenes serán entregados en formato Word compatible, letra arial 12 con interlineado de 1.5, justificado, con un máximo 300 palabras.
Asimismo, el ponente deberá filiar su texto en el área de especialización en la que se inscribe su trabajo de acuerdo con los siguientes ejes temáticos, mismos, que podrán ser enriquecidos con las propuestas de los participantes en la modalidad de simposio.
 
Ejes temáticos:
a) Salud
b) Identidad
c) Educación
d) Migración
e) Vida cotidiana
f) Comunicación
g) Políticas públicas
h) Prácticas docentes
i) Antropología Visual
j) Derechos Humanos
k) Expresiones artísticas
l) Conocimientos Tradicionales
m) Diversidad Sexual, género y equidad
n) Medio Ambiente y Desarrollo Sustentable
 
La recepción de trabajos y propuestas de simposios, inicia a partir de la presente convocatoria, por vía electrónica a la dirección enahintercultural@hotmail.com
En la próxima circular se darán a conocer mayores detalles con respecto al encuentro. Agradecemos de antemano su participación.
Para mayor información comunicarse al correo electrónico: enahintercultural@hotmail.com
 
Atentamente,
Comité organizador
Patricia Linares Urban ENAH-UAM-A
Perla Dolores Soto García ENAH
Omar Vargas Ángeles ENAH
Coordinadores de Núcleos Estatales1
Chiapas: José Guadalupe Trinidad Espinosa UNICH
Ciudad de México: Adriana Pineda Barrera ENAH
Monserrat Flores Domínguez UNAM
Paulina Rodríguez Iglesias UAM-I
 
José Francisco Gutiérrez Morales Instituto Nacional de Ciencias Médicas y Nutrición “Salvador Zubirán”
Guanajuato: Aram Saúl Gutiérrez Martínez UGTO
Blanca Mónica Marín Valadez, UV
Jalisco: Sandra Fabiola Mora Jaime CU NORTE
Michoacán: Jéssica Malinalli Coyotecatl Contreras COLMICH
Puebla: Abigail Gabriela Paredes Maldonado BUAP
Querétaro: Sebastián Michel Mata UAQ

domingo, 4 de setembro de 2011

Revista Aleph - Chamada de artigos


O próximo número da Revista Aleph irá ao ar no mês de novembro de 2011 e abordará a temática INFÂNCIAS
Os artigos podem ser enviados para uma das seguintes sessões (escolha opcional do autor): dossiê temático; pulsações e temáticas contemporâneas; experiências instituintes; homenagens e dossiê temático.
Os artigos devem ser encaminhados para revistaleph@yahoo.com.br até o dia 15 de setembro de 2011.
Junto com o artigo, deve ser encaminhada a autorização para publicação.

Para mais informações, acesse: http://www.uff.br/revistaleph/

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Global Studies of Childhood - CALL FOR PAPERS

 Global Studies of Childhood
(ISSN 2043-6106)

"Global Studies of Childhood (GSC) is a peer-reviewed, internationally focused, online research journal. The journal provides an opportunity for researchers, university and college students and professionals who are interested in issues associated with childhood in education, family, and community contexts from a global perspective to present, share and discuss their work. GSC aims to present opportunities for scholars and emerging researchers to interrogate the ways in which globalization and new global perspectives impact on children’s life experiences.
Global Studies of Childhood is a space for research and discussion about issues that pertain to children in a world context, and in contemporary times the impact of global imperatives on the lives of children has been significant. Experiences of childhood that take place within the situated spaces of geographic locales and culturally specific frames of reference are subject to global forces that complicate, disrupt and reconfigure the meanings associated with childhood/s on the local and global stage.
Here we use childhood when referring to a socially constructed category whose parameters are not necessarily fixed by factors such as biological development or chronological age. GSC is therefore interested in issues that pertain to childhood, here broadly conceived, and the challenges these pose to children’s lives and futures in an increasingly complex world. Issues around what constitutes childhood are therefore fundamental to discussions, as are ways in which we need to ensure that all children have basic human rights and are protected from exploitation. (...)"


CALLS FOR PAPERS - special issues:

Learning about Emotion: cultural and family contexts of emotion socialization
Guest Editor: Katherine Kitzmann, University of Memphis
- view details (PDF)
TIMELINE:
September 15th, 2011 – Extended abstract to Editor (500 to 1000 words)
September 30th, 2011 – Advice regarding invitation to submit full paper
November 30th, 2011 – Full Paper submission
December 31st, 2011 – Feedback to authors
February 1st, 2012 – Final version of paper to editor
March 2012 – publication of special edition – with proofs for correction mid-March

Childhood Futures: better childhoods? 
Co-editors: KERI FACER (Manchester Metropolitan University) NICK LEE (Warwick University) RACHEL HOLMES (Manchester Metropolitan University)
- view details (PDF)
TIMELINE:
December 1st, 2011 - Deadline for 500-700 word proposals for contributions
January 1st, 2012 - Selected contributors invited to submit full paper
April 30th, 2012 - Deadline for full papers
May 15th, 2012 - Feedback on first drafts
July 15th, 2012 - Final drafts due
September 30th, 2012 - Special Issue published
 
How to Contribute, click here.